A Micologia como conteúdo da disciplina de Biologia no Ensino Médio: uma análise dos livros didáticos aprovados no PNLD-2018
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.617-635.1163Palabras clave:
PNLD-2018, ensino de Biologia, análise documental, análise de conteúdo.Resumen
Os fungos são o objeto de estudo de uma ciência conhecida por Micologia e, em virtude de seu papel na história da vida no planeta e de sua importância ecológica e econômica, compõem o saber escolar da disciplina de Biologia no Ensino Médio. Sendo assim, nesse trabalho objetivamos realizar uma análise descritiva dos conteúdos de Micologia presentes nas dez coleções de Biologia aprovadas na edição de 2018 do Programa Nacional do Livro Didático. A análise revelou que, apesar de melhorias em termos conceituais e de abordagem metodológica, as ilustrações presentes nos livros analisados ainda apresentam eventuais erros que podem prejudicar a compreensão do conteúdo. Outro fator potencialmente problemático é a ausência de contextualização com os demais aspectos ecológicos, saúde humana e relações com outros seres vivos, tornando os tópicos sobre Micologia reduzidos a uma abordagem desconexa com a realidade dos estudantes. Assim sendo, concluímos que seja relevante que se continue a investigar a temática da Micologia nos livros didáticos de Biologia.Descargas
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