Análise dos projetos pedagógicos do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais com foco no tema: relacionamento interpessoal

Autores/as

  • Claudia Simone Cordeiro Pelissoli IFRS campus Osório
  • Aline Silva de Bona IFRS campus Osório

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.174-186.1013

Palabras clave:

Relacionamento interpessoal, Projeto político pedagógico.

Resumen

Este trabalho visou revisar os Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) ofertados nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para tanto, analisou suas disciplinas e conteúdos quanto à abordagem do tema “Relacionamento Interpessoal”, devido ao fato que esta habilidade é valorizada no mercado de trabalho, sendo muitas vezes fator de diferenciação entre profissionais com mesma formação. O problema que norteia este trabalho foi: está prevista a abordagem do tema relacionamento interpessoal nos PPCs dos campi do IFRS que ofertam o Curso de TPG? O objetivo principal deste trabalho foi examinar os PPCs fazendo comparações acerca das ementas das disciplinas relacionadas ao tema. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi feita análise documental dos PPCs de todos os campi que ofertam o Curso e observou-se que o conteúdo não é abordado em todos os PPCs. Um dos resultados apontou a importância de definir a inclusão deste conteúdo de forma padronizada numa disciplina específica, dada a relevância deste tema na formação destes Tecnólogos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-05-01

Cómo citar

PELISSOLI, C. S. C.; BONA, A. S. de. Análise dos projetos pedagógicos do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais com foco no tema: relacionamento interpessoal. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 174–186, 2019. DOI: 10.15536/thema.16.2019.174-186.1013. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1013. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a