Romance Histórico Moderno e a História Cultural: Pontos de articulação na obra “Memorial do Convento”, de José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1456-1474.978Keywords:
História. Literatura. História Cultural. Romance Histórico Moderno.Abstract
Este artigo tem o propósito de explicitar, a partir da análise do livro “Memorial do Convento”, de José Saramago, as relações existentes entre a Literatura e a História. Nesse sentido, buscou-se perceber de que maneira as mudanças ocorridas na pesquisa historiográfica, principalmente as suscitadas pelo movimento da História Cultural, atingiram a produção e a análise literária. Assim, o presente trabalho procura elencar as características do romance histórico moderno, gênero que apresenta elementos da criação literária e da pesquisa histórica, e demonstrar como a obra aqui analisada se encaixa nesse conceito. Além disso, a partir do estudo da linguagem da obra em questão (o uso do humor, da ironia, da metalinguagem e o papel do narrador), este artigo procurou evidenciar o intuito do autor em fazer uma reflexão crítica sobre acontecimentos da história portuguesa. Esta pesquisa buscou fundamentos em autores como Roger Chartier (1945-), Paul Veyne (1930-), Hayden White (1928-), Georg Lukács (1885-1971), entre outros.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.