O Ensino Religioso na rede pública de ensino: (re)abrindo o debate

Autores

  • Daniel Abreu Gonçalves IFSUL
  • Daniela Medeiros de Azevedo Prates IFSUL

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1318-1334.976

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Educação Pública, Laicidade, Confessional

Resumo

O presente artigo assume como objetivo analisar como se constitui a trajetória do Ensino Religioso na rede pública de ensino, problematizando quais os principais pressupostos de sua sustentação e transformações. Para o desenvolvimento desta investigação, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre a temática a partir das quais se desenvolveu o arcabouço teórico. O estudo infere que, ao longo dos tempos, houve alterações nos modos de conceber a disciplina em relação aos seus propósitos de ensino, a forma que era ministrada, algumas vezes confessional, interconfessional e não confessional, bem como sua obrigatoriedade e a quem cabe a responsabilidade pelo seu mantenimento e orientação curricular nas escolas públicas. Concluiu-se que o Ensino Religioso, atualmente é sustentado constitucionalmente como disciplina de oferta obrigatória, de matrícula facultativa, sendo vedadas quaisquer formas de proselitismo, concomitantemente, assumindo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina, focados na diversidade social e regional de cada localidade. Assim, a disciplina assume como princípio a laicidade, embora recentemente o seu enfoque na concepção não confessional passe a ser colocado em xeque pela relativização de interpretações expressas na Constituição vigente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Abreu Gonçalves, IFSUL

Especialista em Educação pelo Curso de Educação e Contemporaneidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Daniela Medeiros de Azevedo Prates, IFSUL

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (estágio doutoral na Universidade de Lisboa CAPES/PDSE, processo 13729-12-8). Professora de Sociologia no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), docente nos cursos técnico-integrado, no Curso de Especialização Lato Sensu em Educação e Contemporaneidade e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Tecnologias (IFSUL/CNPq), pesquisadora sobre juventudes, religião e educação.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

GONÇALVES, D. A.; PRATES, D. M. de A. O Ensino Religioso na rede pública de ensino: (re)abrindo o debate. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1318–1334, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1318-1334.976. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/976. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas