Proposta pedagógica em prática no ensino de bioquímica: Aproveitamento de softwares livres como facilitador do processo de ensino e de aprendizagem

Authors

  • Cindy Magda Araújo dos Santos Freire Faculdade UniNassau - Campus Fortaleza-CE
  • Suelen Carneiro de Medeiros Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE
  • José Gerardo Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Acaraú-CE
  • José Edvar Monteiro Júnior Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE
  • José Ednésio da Cruz Freire Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1442-1455.934

Keywords:

Tecnologia da Informação, Recursos computacionais, Servidores livres, Bioinformática

Abstract

A Bioinformática é entendida como uma área interdisciplinar do conhecimento, cujo objetivo é empregar técnicas computacionais, físicas e matemáticas para avaliar, gerar e gerenciar informações biológicas. Desse modo, este trabalho tem por objetivo incentivar o uso contínuo de softwares de Bioinformática durante a disciplina de Bioquímica na modalidade a distância por meio do uso de um guia sumarizado, o qual poderá ser empregado durante as práticas educativas. Este guia constitui-se em um modelo didático que faz uso do banco de dados públicos (NCBI) e softwares de Bioinformática com acesso livre.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suelen Carneiro de Medeiros, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas

José Edvar Monteiro Júnior, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

Departamento de Biologia

José Ednésio da Cruz Freire, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

Published

2018-10-03

How to Cite

FREIRE, C. M. A. dos S.; MEDEIROS, S. C. de; CARNEIRO, J. G.; MONTEIRO JÚNIOR, J. E.; FREIRE, J. E. da C. Proposta pedagógica em prática no ensino de bioquímica: Aproveitamento de softwares livres como facilitador do processo de ensino e de aprendizagem. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1442–1455, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1442-1455.934. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/934. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Biológicas