A mediação de conflitos escolares: com a palavra os educadores do IFSul - Campus Bagé
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.228-240.781Keywords:
Mediação de conflitos, educadores, IFSul.Abstract
Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Educação na Unipampa, que teve como objetivo investigar os processos de mediação de conflitos escolares a partir de uma ótica freireana e de uma abordagem construtiva, visando a formação colaborativa dos educadores do IFSul – Campus Bagé. Consistiu numa pesquisa intervencionista organizada em círculos de aprendizagem, realizada com nove docentes do Instituto. Os dados apontam para a necessidade de implementação de estratégias de mediação construtiva dos conflitos por parte dos gestores, setor pedagógico, servidores, educadores, pais e educandos. Além disso, a mediação dos conflitos pode constituir-se em oportunidade para a reelaboração das relações sociais no âmbito institucional. Neste sentido, o conflito passa a ser um instrumento pedagógico na Educação para a Paz, visando a construção de uma Cultura de Paz, a qual corrobora a melhoria dos resultados acadêmicos dos discentes e institucionais. Pedagogia, que ao final, promove a autorregulação e a autorrealização dos autores educacionais e uma educação de qualidade.
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