The challenges for scientific literacy in the Society of Ignorance: report of discussions in a postgraduate course.

Authors

  • Juliana Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Marcelo Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3986

Keywords:

Scientific education, Media technologies, Agnotology, Epistemic vices

Abstract

This article aims to highlight the challenges of scientific literacy in basic education, through the synthesis, analysis and reflection of the themes addressed during a postgraduate course in the area of science education. To achieve this goal, we adopted a qualitative approach that integrates theoretical analysis, classroom discussions and reflections on practical experiences in the educational setting. The article explores some essential questions about the driven increase in ignorance and its ramifications for education and society, especially in the face of technological advances and the rapid spread of misinformation and disinformation on digital platforms. In this sense, based on class discussions, we identified some of the main challenges that science educators may face when working with scientific literacy in different school contexts. Finally, we suggest that being aware of these challenges can be a first step towards facing emerging problems, aiming to inspire other pedagogical actions that start from ignorance to produce knowledge.

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Author Biographies

Juliana Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), especialista em Gestão e Planejamento Escolar pela Universidade La Salle (Unilasalle) e licenciada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui experiência docente desde 2002, tendo atuado na Educação Básica com crianças, jovens e adultos. Possui experiência no Ensino de História, ministrou oficinas de Teatro com crianças e adolescentes entre 2012 e 2019. Vasta experiência em projetos educacionais com grupos multisseriados, partindo de interesses e necessidades dos estudantes. Atualmente é bolsista CNPQ, pesquisa nas áreas de ensino e aprendizagem em Educação, em especial temáticas correlacionadas ao letramento histórico e potência pedagógica do Teatro em contexto das Sociedades das Plataformas (negacionismos e neofascismo).

Marcelo Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências (UFRGS/UFSM/UNIPAMPA) e pesquisador da Área de Educação Química. Foi coordenador local do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (2017-2018) e coordenador dos cursos de química da UFRGS (2019-2020). Foi bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora entre 2010 e 2020; é bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 03/2022. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pelos estudos de agnotologia e pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

Published

2025-09-23

How to Cite

FRAGA, J.; EICHLER, M. The challenges for scientific literacy in the Society of Ignorance: report of discussions in a postgraduate course. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–18, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3986. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3986. Acesso em: 25 sep. 2025.

Issue

Section

Ciências Humanas