Teaching and learning the periodic table

action research

Authors

  • Fernanda Doring Krumreich Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas/RS – Brasil https://orcid.org/0000-0003-3623-2121
  • Cristiane Brauer Zaicovski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas-Visconde da Graça/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.807-826.3237

Keywords:

chemistry, learning, EFASUL, agroecology, contextualization

Abstract

This study presents an action-research project in relation to the teaching and learning of the periodic table, applied to a third-year class of the Technical Course in Agroecology Integrated to High School at the Family Farm School of the South Region – EFASUL. In view of the results obtained, the students considered Chemistry to be important, however, when it came to the content of the periodic table, 42.8% claimed that they understood very little or almost nothing about it. Based on this result, the elaboration of a periodic table containing the main essential nutrients for plants made learning more attractive and contextualized with the students’ reality, since it relates directly with the daily lives of the future Agroecology Technicians. The action-research strategy adopted in this study helped in the teaching and learning process of a content seen as difficult to understand, since it made it possible to bring research closer to real classroom problems.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Doring Krumreich, Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas/RS – Brasil

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos na área de Ciência e Tecnologia de Frutos e Hortaliças, no Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no ano de 2018. Possui graduação em Bacharelado em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2013), durante este período foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq) por dois anos consecutivos. Especialista em Ciências e Tecnologias na Educação e Licenciada em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), nos anos de 2020 e 2021, respectivamente. Trabalhou como educadora na Associação Comunitária Escola Família Agrícola da Região Sul (AEFASUL), professora substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) e no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4123736111735484

Cristiane Brauer Zaicovski, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas-Visconde da Graça/RS - Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2002), Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2005 e 2008, respectivamente). Atualmente é docente do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria do Campus Pelotas-Visconde da Graça - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IF-Sul), atuando nos Cursos Superior de Tecnologia em Agroindústria e Superior de Viticultura e Enologia, no Campus Pelotas-Visconde da Graça, IF-Sul. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Frutas e Hortaliças, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, funcionalidade, identificação e quantificação de compostos biologicamente ativos em frutas e hortaliças e desenvolvimento de novos produtos 'gourmet', a partir de releituras de doces finos portugueses e coloniais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2902381665860400

Published

2023-12-27

How to Cite

KRUMREICH, F. D.; ZAICOVSKI, C. B. Teaching and learning the periodic table: action research. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 807–826, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.807-826.3237. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3237. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas