Teaching and learning the periodic table
action research
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.807-826.3237Keywords:
chemistry, learning, EFASUL, agroecology, contextualizationAbstract
This study presents an action-research project in relation to the teaching and learning of the periodic table, applied to a third-year class of the Technical Course in Agroecology Integrated to High School at the Family Farm School of the South Region – EFASUL. In view of the results obtained, the students considered Chemistry to be important, however, when it came to the content of the periodic table, 42.8% claimed that they understood very little or almost nothing about it. Based on this result, the elaboration of a periodic table containing the main essential nutrients for plants made learning more attractive and contextualized with the students’ reality, since it relates directly with the daily lives of the future Agroecology Technicians. The action-research strategy adopted in this study helped in the teaching and learning process of a content seen as difficult to understand, since it made it possible to bring research closer to real classroom problems.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.