A pandemia e o ensino remoto
desafios na formação dos licenciados em Computação
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.826-845.2755Abstract
Through dialogues with students from a Federal Institute of Education we aim to comprehend the aspects of the professional formation and the constitutional process of the teaching identities via participation in a Pedagogical Residency Program, applied in public schools in a pandemic context of distance learning. The dialogues were established by open and semi-structured interviews as they were transcribed and analyzed through the Collective Subject Discourse methodology that enables the construction of speech-síntheses that represent the similar thought of a collectivity. The research verified the contrast between academic studies about the adoption of hybrid teaching and the use of active methodologies in a compatible academic reality and the possible practice, inserted in a precarious social context where the use of the technological possibility doesn't happen in an efficient in a uniform way. We proved that besides the difficulties that were reported, the future teacher was shown to be determined, concerned, and dedicated to the process of teaching and learning.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.