Mídia-Educação: uma experiência de cinema na educação

Autores

  • sonia cristina vermelho UFRJ
  • Ana Paula Machado Velho UNICESUMAR/UEM

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.12.2015.68-81.273

Palavras-chave:

Produção Audiovisual, Educação para as Mídias, Formação do Sujeito, Educação e Comunicação

Resumo

Este artigo traz as discussões teórico-metodológicas envolvendo o Projeto de Pesquisa OFICINEMA cuja atividade principal foi a produção de filme por alunos de escolas públicas. Este projeto, pelo seu formato e proposta, apresenta-se como uma possibilidade para pensarmos um processo de educação para as mídias, alicerçado numa conceituação que nos permita ir alera m do aspecto formativo-educacional do mesmo, mas que possa nos trazer elementos para pensarmos a sociedade e o sujeito na cultura contemporânea. Vamos iniciar nossa apresentação com alguns dados mais gerais já obtidos dos trabalhos realizados pelo projeto nos anos de 2000 a 2007, em seguida uma breve discussão acerca da produção de cinema e a relação com o espectador, uma discussão em torno de conceitos centrais para nossa proposta de análise e, finalmente, uma primeira análise da produção dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

sonia cristina vermelho, UFRJ

NUTES/Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde

Ana Paula Machado Velho, UNICESUMAR/UEM

Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde

Downloads

Publicado

2016-04-12

Como Citar

VERMELHO, sonia cristina; VELHO, A. P. M. Mídia-Educação: uma experiência de cinema na educação. Revista Thema, Pelotas, v. 12, n. 2, p. 68–81, 2016. DOI: 10.15536/thema.12.2015.68-81.273. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/273. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas