Conhecimento e utilização de plantas medicinais por idosos usuários de Estratégias de Saúde da Família de Palmeira das Missões, RS

Autores

  • Tanea Maria Bisognin Garlet Universidade Federal de Santa Maria/ Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas
  • Tainara Giovana Chaves de Vargas Universidade Federal de Santa Maria
  • Luana Parcianello Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Paola Naiara Conti Universidade Federal de Santa Maria
  • Pollyana Stefanello Gandin Universidade Federal de Santa Maria
  • Isabel Cristina dos Santos Colomé Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.415-428.2535

Resumo

A utilização de plantas medicinais e fitoterápicos vem sendo recomendada no Brasil para atender às demandas da Atenção Primária à Saúde. Assim, esta pesquisa investiga o conhecimento e o uso de plantas medicinais por idosos usuários de Estratégias de Saúde da Família de Palmeira das Missões, RS. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas, em 2019, com 70 pessoas, que mencionaram 67 espécies. Os respondentes têm idade média de 69,9 anos, e houve predomínio de mulheres, pessoas com hipertensão arterial e/ou diabetes e que combinam medicamentos com plantas medicinais. As 15 plantas com maior Valor de Uso da espécie (UVs) foram analisadas quanto aos usos recomendados e efeitos adversos. Marcela (Achyrocline satureioides), camomila (Matricharia chamomilla) e boldo (Plectranthus barbatus) foram as espécies mais citadas. Os usos medicinais predominantes estão associados aos sistemas digestivo, respiratório, circulatório, urinário, endócrino (metabólico e nutricional) e estado psicológico. Os resultados demonstram a importância das plantas medicinais na vida das comunidades, evidenciando-se a necessidade de os serviços de atenção à saúde ofertarem orientações sobre o uso seguro e adequado das espécies.

Palavras-chave: Atenção primária à saúde; plantas medicinais; etnobotânica; fitoterapia; valor de uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

BISOGNIN GARLET, T. M.; CHAVES DE VARGAS, T. G.; PARCIANELLO, L. .; CONTI, P. N. .; STEFANELLO GANDIN, P.; DOS SANTOS COLOMÉ, I. C. . Conhecimento e utilização de plantas medicinais por idosos usuários de Estratégias de Saúde da Família de Palmeira das Missões, RS. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 2, p. 415–428, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.415-428.2535. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2535. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde