Representações cinematográficas das orcas
ficção e ciência
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.303-322.2501Abstract
O cinema pode criar perspectivas acerca dos temas que retrata, o que inclui abordagens fílmicas voltadas para diferentes espécies de organismos, como ocorre no caso de diferentes animais marinhos. Nesse sentido, este trabalho analisou a construção das representações cinematográficas sobre as orcas (Orcinus orca) e seus possíveis desdobramentos no imaginário popular, além de discutir o seu impacto sobre a manutenção e manejo desses animais em cativeiro e apresentar uma proposta didática na perspectiva da Educação Ambiental que utilize esses filmes. Para isto, foram selecionadas cenas de três filmes nos quais as orcas são protagonistas e as narrativas e cinematografia foram analisadas na perspectiva da construção de personagem e das informações biológicas veiculadas. Nesse sentido, houve uma mudança na forma que as orcas eram representadas, outrora apresentadas como assassinas vingadoras e mais recentemente como animais afetivos, o que as torna mais suscetíveis para a sua utilização em espetáculos aquáticos e, com isso, maior probabilidade de um manejo inadequado. A partir dessa análise, foi possível propor uma ação didática com a utilização desses longas-metragens voltada para o conhecimento sobre esses cetáceos e para a reflexão sobre sua conservação e não-manutenção em cativeiro.
Palavras-chave: Orca, a baleia assassina; Free Willy; Blackfish; espécies-bandeira.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.