Gamification in the teaching of chemistry: a review of research in the period 2010 - 2020
uma revisão de pesquisas no período 2010 - 2020
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.670-687.2226Abstract
This article shows a study of the state of knowledge, which aims to promote a holistic view of gamification applied to education in the last decade, based on works published in the annals of 7 chemistry and science events, with gamification as the main theme. Scientific event was the publishing sector chosen for data collection due to its importance in the practice and training of teachers, the chosen events were: ‘Congresso Brasileiro de Química’ (CBQ), ‘Simpósio Brasileiro de Educação Química’ (SIMPEQUI), ‘Encontro Nacional de Ensino de Química’ (ENEQ), ‘Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências’ (ENPEC), ‘Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química’ (RASBQ), ‘Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia’ (JALEQUIM) e ‘Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia’ (SINECT). With the search process, 11 studies were found, being researches of theoretical study and application. In the researches analyzed, the authors report that the elements of games used in gamification have the potential for engagement and motivation that benefit learning, can be applied in different formal segments of education, and the use of digital technological resources is not mandatory.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.