A licenciatura em química na educação profissional e a prática como componente curricular

os anais do ENPEC 2009 a 2019

Authors

  • Rosa Vasconcelos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
  • Elton Casado Fireman Universidade Feeral de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.802-828.2206

Abstract

The objective of this text is to raise the academic production on Practice as a Curricular Component, in the Proceedings of the National Meeting on Science Education from 2009 to 2019, seeking to identify the production on the subject, in degrees in chemistry at the Federal Network of Professional and Technological Education, in order to apprehend the discussions about the conceptions of practice expressed in these investigations. The research is characterized as qualitative, exploratory, bibliographic, of the type called state of the art. The collected data were categorized by: thematic area; Institution and UF; knowledge area; research object, nature and methodology; data collection procedures / instruments; technique of data analysis and results. The analysis was carried out based on the theoretical framework adopted and the initial assumptions of the investigation. As a result of the research, it was identified that the discussion on the theme is embryonic in the formation of teachers in science teaching; an incipient production on PCC in the degree in chemistry, no production on the subject in the RFEPT, and a silence on the conceptions of practice.

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Author Biographies

Rosa Vasconcelos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

Doutora em Educação UFAL (2016-2019). Linha de Pesquisa: Educação em Ciências e Matemática. Eixo 1 - Formação de professores que ensinam ciências e matemática. Grupo: Formação de Professores e Ensino de Ciências. Mestra em Educação Contemporânea pela UFPE/CAA (2014), Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Especialista em Administração Escolar e Planejamento Educacional pela UFPE(2002), Tecnologias na Educação pela PUC-RJ(2007) e Especialização em Gestão Pública pelo IFPE - UAB(2011). Pedagoga e Professora EBTT no IFPE atuando na Lice nciatura em Matemática e Geografia. É pesquisadora membro do Grupos de Pesquisa denominados Educação: Políticas e Práticas Pedagógicas; e Pesquisa Educacional em Educação a Distância. Presidente da CPA IFPE (2018 até a presente data).

Elton Casado Fireman, Universidade Feeral de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira e de Ensino de Ciências e Matemática, orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor com o uso de TIC e de outras ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

Published

2021-12-28

How to Cite

VASCONCELOS, R.; CASADO FIREMAN, E. A licenciatura em química na educação profissional e a prática como componente curricular: os anais do ENPEC 2009 a 2019. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 3, p. 802–828, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.802-828.2206. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2206. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas