Aprendizagem ativa por meio da prototipagem rápida em um Curso de Graduação em Engenharia de Energia
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.776-795.2197Abstract
This paper discusses the use of rapid prototyping in the undergraduate program in Energy Engineering at the Universidade Federal do Pampa. The activities were based on the active learning strategy developed through a project in an optional curricular component. The main challenge was to present and make use of rapid prototyping to encourage students in the pursuit of solving engineering problems. Activity planning was developed for the elaboration of projects, aiming to explore creativity and dynamism, as well as to favor the protagonism of students. They were encouraged to plan, design, manufacture and accompany 3D printing until the final stage. Among the results, the feasibility of implementing active learning in the curricular component was verified. It was also found that the wide involvement of students aroused interest in the subject from other colleagues who did not take the course.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.