Aprendizagem ativa por meio da prototipagem rápida em um Curso de Graduação em Engenharia de Energia

Autores

  • Cristiano Corrêa Ferreira Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Luiz Fernando Freitas-Gutierres UFSM

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.776-795.2197

Resumo

Este trabalho discute o uso da prototipagem rápida no Curso de Graduação em Engenharia de Energia da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé. As atividades basearam-se na estratégia de aprendizagem ativa e foram desenvolvidas por meio de projetos em um componente curricular optativo do Curso. O desafio principal foi apresentar e fazer uso da prototipagem rápida para incentivar nos discentes a busca pela resolução de problemas de Engenharia. Desenvolveu-se um planejamento para a elaboração de projetos, almejando explorar a criatividade, a dinamicidade e o protagonismo dos discentes. Eles foram estimulados a planejar, projetar, fabricar e a acompanhar o processo de impressão 3D até o estágio final de desenvolvimento do projeto. Dentre os resultados, verificou-se a viabilidade de implantação da aprendizagem ativa no componente curricular do curso. Além disso, constatou-se que o amplo envolvimento dos discentes despertou interesse sobre prototipagem rápida também em colegas que não cursaram a disciplina.

Palavras-chave: Aprendizagem ativa; prototipagem rápida; Engenharia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Corrêa Ferreira, Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Desenho Técnico e Expressão Gráfica. Atualmente é professor permanente do mestrado acadêmico em ensino da UNIPAMPA e do curso de especialização em Modelagem Computacional em Ensino, Experimentação e Simulação.

Luiz Fernando Freitas-Gutierres, UFSM

Luiz Fernando de Freitas Gutierres é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil, lotado no Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência (DESP). De fevereiro de 2018 a dezembro de 2019, atuou na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, RS, Brasil, como Professor Adjunto vinculado ao Curso de Graduação em Engenharia de Energia e como líder do Grupo de Estudos Avançados em Engenharia de Energia (GrEEn). Desde setembro de 2011, é Pesquisador-Colaborador do Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) e do Laboratório de Análise e Proteção de Sistemas Elétricos (LAPES) da UFSM. Recebeu os graus de Bel.'2010, Me.'2013, Lic.'2013 e Dr.'2018 em engenharia elétrica pela UFSM. Em 2010, especializou-se em projeto de circuitos integrados analógicos e de sinal misto pelo Programa Nacional CI-Brasil (MCTIC/CNPq). Como Professor Substituto, atuou no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (UFSM/CTISM) de março de 2013 a dezembro de 2014. Em 2017, desenvolveu atividades de pesquisa na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), Barcelona, CT, Espanha, como bolsista do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (MEC/CAPES/PDSE). Dedica-se às seguintes áreas de estudo: eletromagnetismo (teoria, modelagem, aplicações e métodos numéricos), análise de transitórios em sistemas elétricos de potência, e proteção de redes elétricas de transmissão e distribuição. Luiz Fernando de Freitas Gutierres é membro do IEEE (S'17, M'18) e do CIGRÈ (M'16). 

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

FERREIRA, C. C.; FREITAS-GUTIERRES, L. F. . Aprendizagem ativa por meio da prototipagem rápida em um Curso de Graduação em Engenharia de Energia. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 776–795, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.776-795.2197. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2197. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas