Aprendizagem ativa por meio da prototipagem rápida em um Curso de Graduação em Engenharia de Energia

Authors

  • Cristiano Corrêa Ferreira Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Luiz Fernando Freitas-Gutierres UFSM

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.776-795.2197

Abstract

This paper discusses the use of rapid prototyping in the undergraduate program in Energy Engineering at the Universidade Federal do Pampa. The activities were based on the active learning strategy developed through a project in an optional curricular component. The main challenge was to present and make use of rapid prototyping to encourage students in the pursuit of solving engineering problems. Activity planning was developed for the elaboration of projects, aiming to explore creativity and dynamism, as well as to favor the protagonism of students. They were encouraged to plan, design, manufacture and accompany 3D printing until the final stage. Among the results, the feasibility of implementing active learning in the curricular component was verified. It was also found that the wide involvement of students aroused interest in the subject from other colleagues who did not take the course.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristiano Corrêa Ferreira, Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Desenho Técnico e Expressão Gráfica. Atualmente é professor permanente do mestrado acadêmico em ensino da UNIPAMPA e do curso de especialização em Modelagem Computacional em Ensino, Experimentação e Simulação.

Luiz Fernando Freitas-Gutierres, UFSM

Luiz Fernando de Freitas Gutierres é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil, lotado no Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência (DESP). De fevereiro de 2018 a dezembro de 2019, atuou na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, RS, Brasil, como Professor Adjunto vinculado ao Curso de Graduação em Engenharia de Energia e como líder do Grupo de Estudos Avançados em Engenharia de Energia (GrEEn). Desde setembro de 2011, é Pesquisador-Colaborador do Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) e do Laboratório de Análise e Proteção de Sistemas Elétricos (LAPES) da UFSM. Recebeu os graus de Bel.'2010, Me.'2013, Lic.'2013 e Dr.'2018 em engenharia elétrica pela UFSM. Em 2010, especializou-se em projeto de circuitos integrados analógicos e de sinal misto pelo Programa Nacional CI-Brasil (MCTIC/CNPq). Como Professor Substituto, atuou no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (UFSM/CTISM) de março de 2013 a dezembro de 2014. Em 2017, desenvolveu atividades de pesquisa na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), Barcelona, CT, Espanha, como bolsista do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (MEC/CAPES/PDSE). Dedica-se às seguintes áreas de estudo: eletromagnetismo (teoria, modelagem, aplicações e métodos numéricos), análise de transitórios em sistemas elétricos de potência, e proteção de redes elétricas de transmissão e distribuição. Luiz Fernando de Freitas Gutierres é membro do IEEE (S'17, M'18) e do CIGRÈ (M'16). 

Published

2022-10-03

How to Cite

FERREIRA, C. C.; FREITAS-GUTIERRES, L. F. . Aprendizagem ativa por meio da prototipagem rápida em um Curso de Graduação em Engenharia de Energia. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 776–795, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.776-795.2197. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2197. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas