Imagetic analysis of the Phylum Cnidaria in Biology textbooks from the Cognitivist Theory of Multimedia Learning (TCAM)
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.1122-1140.1979Abstract
This article aimed to analyze the imaginary approach of Phylum Cnidaria in High School Textbooks through the Cognitivist Theory of Multimedia Learning (TCAM). The images were analyzed in nine Biology Books, in the chapters referring to cnidarians, being classified as Didactic Value (VD) and Non-Didactic Value (VnD). 171 images were identified, with 39 illustrations of VD which showed imagery deviations, that is, unsatisfactory images considering the analysis according to the Principles of Coherence (PC), Signaling (PS) and Spatial Contiguity (PCE). All books presented some deviated image, with PCE being the most recurrent. It is necessary to establish criteria for inserting images in textbooks, aiming to reduce learning mistakes and facilitate the students' teaching-learning process
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.