A educação física do ensino fundamental na base comum curricular
pistas para uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.379-389.1739Keywords:
BNCC, políticas educacionais, educação física escolar.Abstract
O presente estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem por objetivo inicial analisar o contexto de influências que cercam a BNCC, e especificamente, no que tange o componente curricular Educação Física; identificar os especialistas colaboradores das 1º e 2º versões do documento. Utilizamos a abordagem do Ciclo de Políticas e pesquisas recentes sobre o tema. Os achados identificam na rede de influências sujeitos individuais e coletivos ligados especialmente ao empresariado e não da educação. No que tange o componente curricular Educação Física, pudemos identificar no texto do documento alguns fragmentos que podem ser encontrados em obras dos especialistas/colaboradores da BNCC Educação Física. Compreendemos que tais achados poderão servir de base para uma análise crítica e mais aprofundada de determinados conteúdos no processo de reformulação dos currículos escolares.
Palavras-chave: BNCC; políticas educacionais; Educação Física.
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