A educação física do ensino fundamental na base comum curricular

pistas para uma análise crítica

Autores

  • Luciane Sironi Farias IFRS - Sapucaia do Sul/RS.
  • Maria Raquel Caetano IFSUL-Campus Sapucaia do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.379-389.1739

Palavras-chave:

BNCC, políticas educacionais, educação física escolar.

Resumo

O presente estudo, de caráter bibliográfico e documental, tem por objetivo inicial analisar o contexto de influências que cercam a BNCC, e especificamente, no que tange o componente curricular Educação Física; identificar os especialistas colaboradores das 1º e 2º versões do documento. Utilizamos a abordagem do Ciclo de Políticas e pesquisas recentes sobre o tema. Os achados identificam na rede de influências sujeitos individuais e coletivos ligados especialmente ao empresariado e não da educação. No que tange o componente curricular Educação Física, pudemos identificar no texto do documento alguns fragmentos que podem ser encontrados em obras dos especialistas/colaboradores da BNCC Educação Física. Compreendemos que tais achados poderão servir de base para uma análise crítica e mais aprofundada de determinados conteúdos no processo de reformulação dos currículos escolares.

Palavras-chave: BNCC; políticas educacionais; Educação Física.

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Biografia do Autor

Luciane Sironi Farias, IFRS - Sapucaia do Sul/RS.

Professora de Educação Física da rede municipal de Portão/RS. Mestranda em Ciências do Movimento Humano na UFRGS.

Maria Raquel Caetano, IFSUL-Campus Sapucaia do Sul.

Doutora em Educação pela UFRGS, Docente no IFSUL-Campus Sapucaia do Sul.

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

FARIAS, L. S.; CAETANO, M. R. A educação física do ensino fundamental na base comum curricular: pistas para uma análise crítica. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 2, p. 379–389, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.379-389.1739. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1739. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas