Um estudo histórico e cultural da etnia Kaingang através do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM)
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.14-26.1672Keywords:
Kaingang, história, cultura, memóriaAbstract
O presente artigo parte de uma investigação bibliográfica e documental resultado do projeto de pesquisa na modalidade PIBIC/CNPQ aprovado pela Universidade comunitária da região de Chapecó - Unochapecó. Através de leituras e análises nos documentos arquivados no Centro de Memórias do oeste de Santa Catarina (CEOM) pertencente a Unochapecó, buscamos elementos capazes de fortalecer, propagar e ampliar a importância da diversidade e pluralidade dos diferentes espaços geográficos e culturais que vive o povo Kaingang. Contribuir com a divulgação e ampliação da história e cultura Kaingang do oeste de Santa Catarina, espaço esse, carregado de memórias e marcas de resistências e exclusão, é deveras importante. Inicialmente elaboramos um mapa geográfico que permite visualizar a distribuição das terras Kaingang na região Sul e Sudeste, ampliando a dimensão de espaço e de luta na demarcação destes territórios. Concomitantemente mapeamos registros fotográficos e jornalísticos da etnia Kaingang no século XX. Com esta compilação documental reafirmamos o quanto é importante conhecer a história dos povos originários destas terras, afim de garantir a permanência da cultura material e imaterial, descortinando as veias do preconceito e violência que ainda assola os indígenas do Oeste de Santa Catarina.
Palavras-chave: Kaingang; história; cultura, memória.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.