Teste de envelhecimento acelerado para analisar o vigor de sementes de orelhinha de macaco (Enterolobium schomburgkii Benth)

Autores

  • Cleverson Agueiro Carvalho Universidade Federal do Acre
  • Elias Antunes Aguiar Universidade Federal do Acre
  • Davair Lopes Teixeira Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Juscinéia Santos Delfino Universidade Federal do Acre
  • Matheus Matos Nascimento Universidade Federal do Acre
  • Regina Félix Ferreira Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Reginaldo Almeida Andrade Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Rychaellen Silva Brito Universidade Federal do Acre - UFAC

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.346-353.1670

Palavras-chave:

Emergência, qualidade fisiológica, semente florestal.

Resumo

O uso de sementes de alto vigor pode ser uma estratégia para reduzir problemas no desenvolvimento de plântulas. Um método eficiente para avaliar a qualidade fisiológica das sementes é o teste de envelhecimento acelerado. O objetivo deste trabalho foi verificar o comportamento fisiológico de sementes de Enterolobium schomburgkii submetidas ao envelhecimento acelerado. No teste, 120 sementes foram divididas em quatro subamostras e colocadas em câmara tipo B.O.D., regulada para manter as temperaturas constantes de 41 ºC e umidade relativa do ar a 100%, nos períodos de 0 (testemunha), 24, 48, 72 e 96 horas. As variáveis analisadas foram: emergência, índice de velocidade de emergência (IVE) e tempo médio de emergência (TME). Ao final da emergência de plântulas, realizou a biometria de plântulas: diâmetro do coleto, comprimento da parte aérea e de raiz. O vigor de sementes de orelhinha-de-macaco pode ser avaliado pelo teste de envelhecimento acelerado, devendo ser conduzido na temperatura de 41 graus pelo período de 72 horas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleverson Agueiro Carvalho, Universidade Federal do Acre

Pós graduando no Programa de Produção Vegetal - Doutorado da Universidade Federal do Acre. Mestrado em Ciência Florestal e Bacharel em Engenharia Florestal, ambos pela Universidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

CARVALHO, C. A.; AGUIAR, E. A.; TEIXEIRA, D. L.; DELFINO, J. S.; NASCIMENTO, M. M.; FERREIRA, R. F.; ANDRADE, R. A.; BRITO, R. S. Teste de envelhecimento acelerado para analisar o vigor de sementes de orelhinha de macaco (Enterolobium schomburgkii Benth). Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 346–353, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.346-353.1670. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1670. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias