A Resolução de Problemas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral nos Cursos de Engenharia: uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.294-308.1664Keywords:
Resolução de problemas, cálculo, engenharia, ensino-aprendizagem.Abstract
O artigo apresenta um trabalho realizado utilizando-se da Resolução de Problemas (RP), preconizada por George Polya, para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral aos alunos de cursos de Engenharia (Computação, Produção e Mecânica). Nosso objetivo principal foi compreender de que forma a Metodologia de Resolução de Problemas pode contribuir para o aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral. Foram realizadas duas atividades contendo situações-problema contextualizadas com temas da Engenharia a fim de promover um ensino significativo na disciplina. A experiência aqui relatada foi desenvolvida com um total de 31 estudantes matriculados na disciplina Cálculo 1 ofertada por duas instituições de ensino superior em Campos dos Goytacazes, RJ. Optamos por uma abordagem qualitativa, utilizando-se na coleta de dados de questionários com perguntas abertas respondidas pelos educandos. Os resultados apontaram importantes benefícios promovidos pelo uso da Metodologia de Resolução de Problemas ao ensino de Cálculo como: trabalho colaborativo, conteúdo contextualizado, facilitação do aprendizado, entre outros.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.