PlanCarter: construção de um jogo didático como estratégia para o ensino de coordenadas cartesianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.417-436.1605

Palavras-chave:

Jogo PlanCarter, ensino de coordenadas cartesianas, aprendizagem matemática.

Resumo

O Ensino de coordenadas cartesianas é relevante na formação dos estudantes. É onde a álgebra encontra a geometria e surgem os sistemas de referências, as funções, os gráficos e, diversas aplicações científicas. O objetivo do estudo foi desenvolver uma forma de ensinar coordenadas cartesianas aos estudantes em contributo às limitações da aprendizagem por meio de um jogo didático desenvolvido no âmbito da pesquisa. O estudo foi de abordagem qualitativa e, descritiva quanto aos objetivos. A primeira fase foi a construção do jogo didático e a segunda a experimentação com a população de estudantes da 1ª série de Ensino Médio de uma escola pública com amostra de 40 estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionário, observação e, alguns registros de atividades dos estudantes. Após as análises concluímos que utilizar o jogo numa prática escolar ativa, demonstrou amenizar algumas dificuldades de aprendizagem e melhorar outras como: obter as coordenadas a partir de uma função, localizar pontos, retas e curvas no plano, operar os números negativos e positivos, dentre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano S. Macêdo, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Pesquisador na área de Pesquisa Científica; Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática. Meios e Recursos para o Ensino de Ciências Naturais. Líder do Núcleo de Pesquisa (NETEC). Pesquisador do Grupo de Pesquisas do IFPI (GEPEMM). Autor dos Livros: Pesquisa, passo a passo para elaboração de trabalhos científicos (EGP); Guia prático para elaboração de trabalhos científicos (Ipanema); Educação em Ciências e Matemáticas - debates contemporâneos sobre o ensino e formação de professores (Penso editora); História da Educação Profissional no Brasil, origem trajetória e principais reformas. (ebook); Proposta curricular para cursos de Educação de Jovens e Adultos (NEA). Editor da Revista da Rede de Formação de Doutores da Amazônia (REAMEC). Avaliador dos periódicos Revista prática Docente (RPD) e Revista Psicologia e Educação.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

DIAS, F. V.; MACÊDO, C. S. PlanCarter: construção de um jogo didático como estratégia para o ensino de coordenadas cartesianas. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 417–436, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.417-436.1605. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1605. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas