Fotoluminescência de nanocristais de Si produzidos por implantação iônica a quente: efeito da passivação em hidrogênio.
Abstract
A intensa atividade de pesquisa em nanoestruturados de Si nas últimas décadas tem sido motivada por estes serem potenciais candidatos à aplicações em dispositivos de optoeletrônica e fotônica. Na presente contribuição, investigamos o comportamento da fotoluminescência (PL) de nanocristais de Si (Si NCs) produzidos por implantação iônica a quente, posteriormente a um tratamento térmico em atmosfera composta por 95% de N2 e 5% de H2, chamado processo de passivação em “forming gas”. Quando as medidas de PL são feitas em baixa densidade de potência (~20 mW/cm2), dito regime linear, as amostras apresentam duas bandas de emissão de PL, centradas em 780 e 1000 nm, respectivamente. Em vista das bandas de emissão terem diferentes mecanismos de origem, torna-se oportuno investigar seu comportamento após o processo de passivação. Observamos que a intensidade banda de PL centrada em 1000 nm é fortemente influenciada após este processo. Ainda, neste artigo, estudamos o comportamento da emissão, após a passivação, de amostras implantadas a 600 oC e recozidas a 1150 oC por diferentes intervalos de tempo. Os resultados encontrados evidenciam que o efeito de passivação sobre a banda centrada em 1000 nm é fortemente dependente do tempo de tratamento térmico empregado na formação dos nanocristais de Si.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.