Contribuições da Aprendizagem baseada em Projetos: análise da utilização do método em disciplina do Curso de Administração
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.124-134.1493Keywords:
Aprendizagem baseada em projetos, administração de empresas, inovação na educação.Abstract
O método Aprendizagem baseada em Projetos - ABP possibilita o desenvolvimento de habilidades relacionadas à resolução de problemas a partir da exploração das experiências e dos conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula, promovendo um ambiente cooperativo e o envolvimento dos alunos com a própria aprendizagem. Diante desta possibilidade, o objetivo deste artigo é compreender como a ABP pode contribuir para a aprendizagem dos alunos da disciplina de Estratégia Empresarial. Para tanto, o método foi utilizado durante um semestre com 44 alunos na turma do curso de Administração, sendo que os alunos deveriam desenvolver um planejamento estratégico para uma empresa selecionada. Os resultados apontam que o método atendeu as expectativas, uma vez que a maioria dos alunos se engajou no projeto e buscou apresentar soluções que integrassem os dados obtidos a partir da investigação realizada e dos temas trabalhados em sala de aula. Pode-se perceber, então, que a utilização de um método ativo que considere a experiência e protagonismo dos alunos facilita a aprendizagem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.