Reflexões sobre Educação Ambiental a partir da análise dos trabalhos de conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente nos anos de 2015 até 2018

Autores

  • Luiza da Cruz Duarte IFSul - CaVG
  • Luciana Roso IFSul - CAVG
  • Leonardo Galli IFSul - CaVG
  • Franciélen Teixeira da Silva IFSul - CaVG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.580-599.1455

Palavras-chave:

Ética, Aprendizagem, Socioambiental, Concepção Ambiental

Resumo

A pesquisa abordou sobre as reflexões da educação ambiental presentes nos Relatórios de Conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Sul Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça, durante os anos de 2015 a 2018. Com este objetivo esta pesquisa analisou a presença ou ausência de concepções de educação ambiental, que estão vinculadas à ética. Pesquisou-se em que medida as concepções acadêmicas conferem a educação ambiental reflexões significativas e quais suas articulações com relação à ética considerando os conceitos ambientais formulados por pesquisadores que contribuíram para a nossa compreensão de ser-estar no mundo. A metodologia de pesquisa bibliográfica utilizada possuiu uma abordagem quali-quantitativa observando-se como resultados que, nos trabalhos analisados, 37 possuíam conceitos de educação ambiental enquanto que 17 não apresentaram estes conceitos, ou seja, 68,51% dos trabalhos continham concepções de educação ambiental, com temas diversos como questões sobre o comportamento humano, conscientização, cuidado e a qualidade de vida, conjunto de processos educativos, impactos ambientais, controle social, os recursos naturais, os resíduos sólidos e desmatamento.

Palavras-chave: Ética; aprendizagem; socioambiental; concepção ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza da Cruz Duarte, IFSul - CaVG

Graduanda - Tecnólogo em Gestão Ambiental

Luciana Roso, IFSul - CAVG

Docente IFSul - CaVG

Doutora em Educação Ambiental - FURG, Rio Grande (2016). Mestre em Educação Ambiental - FURG (2009). Especialista em Gráfica Digital pela UFPEL (2004), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2002) e graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFPEL (1996).

Leonardo Galli, IFSul - CaVG

Dr. em Ciências - UFPel

Docente IFSul - CaVG

Franciélen Teixeira da Silva, IFSul - CaVG

Graduanda - Tecnólogo em Gestão Ambiental

Downloads

Publicado

2021-10-15

Como Citar

DUARTE, L. da C.; ROSO, L.; GALLI, L.; DA SILVA, F. T. Reflexões sobre Educação Ambiental a partir da análise dos trabalhos de conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente nos anos de 2015 até 2018. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 3, p. 580–599, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.580-599.1455. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1455. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas