Reflexões sobre Educação Ambiental a partir da análise dos trabalhos de conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente nos anos de 2015 até 2018
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.580-599.1455Keywords:
Ética, Aprendizagem, Socioambiental, Concepção AmbientalAbstract
A pesquisa abordou sobre as reflexões da educação ambiental presentes nos Relatórios de Conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Sul Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça, durante os anos de 2015 a 2018. Com este objetivo esta pesquisa analisou a presença ou ausência de concepções de educação ambiental, que estão vinculadas à ética. Pesquisou-se em que medida as concepções acadêmicas conferem a educação ambiental reflexões significativas e quais suas articulações com relação à ética considerando os conceitos ambientais formulados por pesquisadores que contribuíram para a nossa compreensão de ser-estar no mundo. A metodologia de pesquisa bibliográfica utilizada possuiu uma abordagem quali-quantitativa observando-se como resultados que, nos trabalhos analisados, 37 possuíam conceitos de educação ambiental enquanto que 17 não apresentaram estes conceitos, ou seja, 68,51% dos trabalhos continham concepções de educação ambiental, com temas diversos como questões sobre o comportamento humano, conscientização, cuidado e a qualidade de vida, conjunto de processos educativos, impactos ambientais, controle social, os recursos naturais, os resíduos sólidos e desmatamento.
Palavras-chave: Ética; aprendizagem; socioambiental; concepção ambiental.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.