Influência do número de estágios no torque estático da turbina eólica Savonius
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.309-317.1390Abstract
A energia eólica para a geração de eletricidade cresceu muito nos últimos anos. Para sua extração são utilizadas turbinas eólicas, as quais convertem a energia cinética do vento em energia mecânica, que posteriormente é convertida em energia elétrica por um gerador. Dentre as turbinas de eixo vertical pode-se dar destaque àquelas do tipo Savonius. Os rotores Savonius apresentam vários parâmetros geométricos que influenciam no seu desempenho, dentre eles o número de estágios, e atualmente estão sendo realizados diversos trabalhos de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) para avaliar a eficiência de diferentes configurações. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é analisar com o auxílio da CFD a influência de diferentes números de estágios no torque estático da turbina Savonius. Para isso, foram avaliados rotores com um, dois e três estágios. As simulações de CFD foram realizadas utilizando o software SolidWorks Flow Simulation 2016, o qual resolve as equações de conservação utilizando o modelo de turbulência k-ε com funções de amortecimento e o método de discretização por Volumes Finitos. Através da avaliação das simulações foi possível definir que o rotor com um estágio é o que proporciona maior valor de torque estático à turbina Savonius, entretanto o aumento do número de estágio faz com que se diminua a dependência do rotor em relação à direção do escoamento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.