A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e a prática docente no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA): estudo em uma escola pública do Distrito Federal (DF)
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.685-699.1099Keywords:
Prática docente, ANA, alfabetização, qualidade do ensino, rede pública.Abstract
Este artigo identificou as prováveis interferências ocorridas na prática docente dos profissionais que atuam no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), influenciadas pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). A ANA objetiva aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes concluintes do ciclo do BIA. Foi instituída em 2013, pelo Ministério da Educação para acompanhar a eficácia do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012. Para esta pesquisa foi realizado estudo de caso de escola da rede pública de Brasília - Distrito Federal (DF). Para compor a pesquisa, foram coletados dados por meio de questionário aplicado somente aos professores do BIA. Para análise e interpretação dos dados foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa, estudo exploratório e análise documental. Com os resultados obtidos, foi possível identificar que a ANA tem se constituído em uma ferramenta indutora de práticas docentes.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.