Proposta pedagógica em prática no ensino de bioquímica: Aproveitamento de softwares livres como facilitador do processo de ensino e de aprendizagem

Autores

  • Cindy Magda Araújo dos Santos Freire Faculdade UniNassau - Campus Fortaleza-CE
  • Suelen Carneiro de Medeiros Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE
  • José Gerardo Carneiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Acaraú-CE
  • José Edvar Monteiro Júnior Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE
  • José Ednésio da Cruz Freire Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1442-1455.934

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Recursos computacionais, Servidores livres, Bioinformática

Resumo

A Bioinformática é entendida como uma área interdisciplinar do conhecimento, cujo objetivo é empregar técnicas computacionais, físicas e matemáticas para avaliar, gerar e gerenciar informações biológicas. Desse modo, este trabalho tem por objetivo incentivar o uso contínuo de softwares de Bioinformática durante a disciplina de Bioquímica na modalidade a distância por meio do uso de um guia sumarizado, o qual poderá ser empregado durante as práticas educativas. Este guia constitui-se em um modelo didático que faz uso do banco de dados públicos (NCBI) e softwares de Bioinformática com acesso livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelen Carneiro de Medeiros, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas

José Edvar Monteiro Júnior, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

Departamento de Biologia

José Ednésio da Cruz Freire, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

Freire, C. M. A. dos S., Medeiros, S. C. de, Carneiro, J. G., Monteiro Júnior, J. E., & Freire, J. E. da C. (2018). Proposta pedagógica em prática no ensino de bioquímica: Aproveitamento de softwares livres como facilitador do processo de ensino e de aprendizagem. Revista Thema, 15(4), 1442–1455. https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1442-1455.934

Edição

Seção

Ciências Biológicas