Medindo distâncias a partir de instrumentos não convencionais: uma abordagem extraclasse para o Ensino Fundamental

Autores

  • Fernando Francisco Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-2082-5416
  • Iara Souza Doneze Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.768-779.836

Palavras-chave:

Educação Matemática, Unidades de Medidas, Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho relata a importância e os resultados de uma atividade extraclasse, que envolveu partes do corpo como instrumentos de medição, considerando-se os conhecimentos dos cotidianos dos alunos para o ensino de conteúdos matemáticos, especificamente, o conteúdo de Medidas de Comprimento. Participaram da atividade 8 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 13 anos de uma Sala de apoio à aprendizagem de Matemática. O objetivo de tal atividade foi auxiliar os alunos na compreensão inicial dos conceitos que evolvem as unidades de medidas de comprimento, os instrumentos e as ações que permeiam esse conteúdo, tais como estabelecer comparações, elaborar conversões e operar os valores obtidos. A justificativa para o estudo envolve a busca em contribuir para a discussão e o incentivo de práticas diferenciadas das comumente adotadas em aulas tradicionais. Ao final deste trabalho, conclui-se que os alunos apresentam concepções favoráveis ao ensino e aprendizagem desses conteúdos, por meio de uma atividade extraclasse que se desprendeu das concepções tradicionais de ensino e deu passagem para que os alunos fossem sujeitos ativos em sua formação.

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Biografia do Autor

Fernando Francisco Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Especialista em Informática Instrumental aplicada à Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Especialista em Ensino da Matemática e da Física pela Faculdade de Educação São Luís - FESL

Professor da Educação Básica na rede publica de ensino do estado do Paraná 

Iara Souza Doneze, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Especialista em Informática Instrumental aplicada à Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Especialista em Ensino da Matemática e da Física pela Faculdade de Educação São Luís - FESL

Professora da Educação Básica na rede publica de ensino do estado do Paraná 

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Publicado

2018-05-22

Como Citar

PEREIRA, F. F.; DONEZE, I. S. Medindo distâncias a partir de instrumentos não convencionais: uma abordagem extraclasse para o Ensino Fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 768–779, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.768-779.836. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/836. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Relatos