A utilização de materiais alternativos no Ensino de Química no conteúdo de geometria molecular

Autores

  • Malena Gomes Martins Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza
  • Geraldo Fernando Gonçalves de Freitas Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Pedro Hermano Menezes de Vasconcelos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.44-50.784

Palavras-chave:

materiais alternativos, química, ensino.

Resumo

A Química costuma ser apresentada ao aluno apenas por quadro, pincel e livro didático, e muitas vezes o aluno sente dificuldade de compreender certos conteúdos como é o caso de Geometria Molecular, que exige do aluno uma visualização de moléculas em três dimensões. Como diversas escolas do país não possuem laboratórios equipados sejam eles de Ciências ou de Informática a utilização de materiais alternativos é uma ótima forma de dinamizar o conteúdo e aproximá-lo dos alunos. Após ser ministrada uma aula sobre o conteúdo de Geometria Molecular, foi aplicado um questionário aos alunos, onde os alunos citam suas principais dificuldades sentidas na aula e como a utilização dos materiais alternativos na construção de um modelo molecular auxiliaria na aprendizagem, principalmente se for construído com materiais de baixo custo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Malena Gomes Martins, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza

Licenciada em Química e Mestra em Ensino de Ciências e Matemática.

Geraldo Fernando Gonçalves de Freitas, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Departamento de Química

Área Química dos Materiais

Pedro Hermano Menezes de Vasconcelos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Departamento de Química

Área Química Analítica

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

MARTINS, M. G.; FREITAS, G. F. G. de; VASCONCELOS, P. H. M. de. A utilização de materiais alternativos no Ensino de Química no conteúdo de geometria molecular. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 44–50, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.44-50.784. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/784. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra