O ensino de língua materna através de paródias como ferramenta educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.174-183.575

Palavras-chave:

Paródia, Musicalização, Recurso Educacional, Ensino de língua portuguesa

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa empírica que visou refletir sobre a importância do ensino lúdico de língua portuguesa, através da implantação de paródias como ferramenta educacional na escola pública. Este trabalho teve por parâmetro a Lei 13.278/2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica. De base da legislação realizamos uma reflexão sobre o ensino de música na escola como um instrumento auxiliar do professor no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos se apropriando da composição de paródias como recurso pedagógico na área da Linguagem.  Defendemos a ideia de que o material criativo imprime dinamicidade ao conteúdo didático, promovendo interesse e despertando a curiosidade. A orientação metodológica utilizada é um estudo de caso de cunho descritivo qualitativo, que tem relação com a área de educação, da qual se refere, a contribuição de paródias musicais no ensino aprendizagem de alunos. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas da cidade de Pelotas, escolas estas situadas em diferentes localizações da cidade e uma sendo da Rede Estadual e outra da Rede Municipal. Os informantes foram os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Verificamos que a música, neste contexto, pode se configurar em um fortíssimo aliado mnemônico para a compreensão das regras de língua portuguesa, bem como para a formação do sujeito em virtude de se configurar em uma linguagem. A ludicidade se configura em um reforço pedagógico, ajudando os alunos na compreensão, memorização, oralidade, criatividade e, desta forma, resultando em um mecanismo de ensino e de aprendizagem mais eficaz.

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Publicado

2017-12-06

Como Citar

VELASCO, R. de S.; ROSTAS, M. H. S. G.; TRINDADE DO NASCIMENTO, C.; BARROS, G. O ensino de língua materna através de paródias como ferramenta educacional. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 174–183, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.174-183.575. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/575. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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