Análise crítica do processo de escolha do livro didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá-CE
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.100-113.552Palavras-chave:
Livro Didático, PNLD, Formação de Professores de Matemática, Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo aborda o processo de escolha do Livro Didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá – CE, fazendo uma análise crítica de como se dá esse processo. Esta pesquisa tem como objeto o Livro Didático, considerado um elemento fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. A forma escolhida para análise dos aspectos envolvidos nesta seleção foi uma pesquisa semiestruturada de natureza qualitativa, envolvendo professores da área. O presente estudo, preliminar, desenvolvido em 2016, no contexto das ações do PIBID/Matemática/FECLESC, indica algumas lacunas fundamentais na formação e prática profissional do docente de Matemática, aspectos que dizem respeito a sua Formação Inicial. Isto se comprova com narrativas docentes, denunciando falhas nos processos formativos, sejam na licenciatura ou nos programas de formação continuada. Nesse contexto, apresenta-se a necessidade de se repensar as licenciaturas brasileiras, almejando incluir em seus currículos ensinamentos condizentes com momentos práticos no percurso do docente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.