Os desafios para o letramento científico na Sociedade da Ignorância: relato das discussões em uma disciplina de pós-graduação.

Autores

  • Juliana Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Marcelo Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3986

Palavras-chave:

Educação científica, Tecnologias dos meios de comunicação, Agnotologia, Vícios epistêmicos

Resumo

Este artigo tem como objetivo destacar os desafios do letramento científico na educação básica, por meio da síntese, análise e reflexão das temáticas abordadas ao longo de um semestre em disciplina oferecida em um programa de pós-graduação de educação em ciências. Para alcançar esse objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa que integra análise teórica, discussões em sala de aula e reflexões sobre experiências práticas no cenário educacional. O artigo explora questões essenciais sobre o aumento preocupante da ignorância e suas ramificações para a educação e a sociedade, especialmente diante dos avanços tecnológicos e da disseminação rápida de informações e desinformação nas plataformas digitais. Nesse sentido, com base nas discussões de aula, identificamos alguns dos principais desafios que educadores e educadoras em ciência podem enfrentar para trabalharem com o letramento científico em diversos contextos escolares. Por fim, sugerimos que estar consciente desses desafios pode ser um primeiro passo para enfrentar problemas emergentes e urgentes, visando inspirar outros fazeres pedagógicos que partam da ignorância para produzir conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), especialista em Gestão e Planejamento Escolar pela Universidade La Salle (Unilasalle) e licenciada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui experiência docente desde 2002, tendo atuado na Educação Básica com crianças, jovens e adultos. Possui experiência no Ensino de História, ministrou oficinas de Teatro com crianças e adolescentes entre 2012 e 2019. Vasta experiência em projetos educacionais com grupos multisseriados, partindo de interesses e necessidades dos estudantes. Atualmente é bolsista CNPQ, pesquisa nas áreas de ensino e aprendizagem em Educação, em especial temáticas correlacionadas ao letramento histórico e potência pedagógica do Teatro em contexto das Sociedades das Plataformas (negacionismos e neofascismo).

Marcelo Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências (UFRGS/UFSM/UNIPAMPA) e pesquisador da Área de Educação Química. Foi coordenador local do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (2017-2018) e coordenador dos cursos de química da UFRGS (2019-2020). Foi bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora entre 2010 e 2020; é bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 03/2022. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pelos estudos de agnotologia e pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

FRAGA, J.; EICHLER, M. Os desafios para o letramento científico na Sociedade da Ignorância: relato das discussões em uma disciplina de pós-graduação. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–18, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3986. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3986. Acesso em: 25 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas