As relações entre imaginário sobre Ciência e cientistas nas concepções de estudantes do Ensino Fundamental

Autores

  • Eloisa Heck Instituto Federal Farroupilha - IFFar
  • Giulia Della Giustina Hermes Instituto Federal Farroupilha - IFFar
  • Angélica Maria de Gasperi Instituto Federal Farroupilha - IFFar
  • Rúbia Emmel Instituto Federal Farroupilha - IFFar
  • Alexandre José Krul Instituto Federal Farroupilha - IFFar

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3977

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Percepção de Ciência, Imaginário Científico, Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as concepções de Ciência, enquanto corpo de conhecimentos e o imaginário sobre os cientistas pelos estudantes. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, em que 85 estudantes de 6° e 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola da região Noroeste, do estado do Rio Grande do Sul (RS), responderam um questionário com duas questões, sendo uma discursiva, a respeito do conceito de Ciências, e outra objetiva, a respeito do imaginário de cientista. Pela análise temática de conteúdo da questão aberta sobre o conceito de Ciência, as respostas foram divididas em três categorias temáticas: - Ciência relacionada com o cotidiano com 21 Unidades de contexto (UC); - Conteúdos de Ciências com 15 UC; - Disciplinas que se relacionam com a Ciências com 6 UC. Constatou-se que os estudantes conseguiram relacionar a Ciência como disciplina escolar, fazendo ligação com outras disciplinas e ao seu cotidiano. Foi possível perceber que, a concepção dos estudantes acerca do imaginário do (a) cientista está atrelada aos estereótipos científicos propagados pelas mídias e durante as aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Heck, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa - RS. Integrante do projeto de pesquisa Processos de Investigação-Formação-Ação.

Giulia Della Giustina Hermes, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa - RS. Integrante do projeto de pesquisa Processos de Investigação-Formação-Ação.

Angélica Maria de Gasperi, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS. Bolsista PROSUC I (CAPES). Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, RS.  Bolsista CNPq. Licenciada em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Santa Rosa, RS, Brasil.

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Licenciada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação nas Ciências, Professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa - RS, na área de Pedagogia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS.

Alexandre José Krul, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Licenciado em Filosofia. Mestre e Doutor em Educação nas Ciências. Professor do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, na área de Filosofia. Integrante do projeto “Gênero e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes: Iniciando um diálogo com licenciandos em Ciências Biológicas”.

Downloads

Publicado

2025-10-27

Como Citar

HECK, E.; HERMES, G. D. G.; GASPERI, A. M. de; EMMEL, R.; KRUL, A. J. As relações entre imaginário sobre Ciência e cientistas nas concepções de estudantes do Ensino Fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–15, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3977. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3977. Acesso em: 13 nov. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas