As relações entre imaginário sobre Ciência e cientistas nas concepções de estudantes do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3977Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Percepção de Ciência, Imaginário Científico, Ensino FundamentalResumo
Este estudo teve como objetivo analisar as concepções de Ciência, enquanto corpo de conhecimentos e o imaginário sobre os cientistas pelos estudantes. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, em que 85 estudantes de 6° e 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola da região Noroeste, do estado do Rio Grande do Sul (RS), responderam um questionário com duas questões, sendo uma discursiva, a respeito do conceito de Ciências, e outra objetiva, a respeito do imaginário de cientista. Pela análise temática de conteúdo da questão aberta sobre o conceito de Ciência, as respostas foram divididas em três categorias temáticas: - Ciência relacionada com o cotidiano com 21 Unidades de contexto (UC); - Conteúdos de Ciências com 15 UC; - Disciplinas que se relacionam com a Ciências com 6 UC. Constatou-se que os estudantes conseguiram relacionar a Ciência como disciplina escolar, fazendo ligação com outras disciplinas e ao seu cotidiano. Foi possível perceber que, a concepção dos estudantes acerca do imaginário do (a) cientista está atrelada aos estereótipos científicos propagados pelas mídias e durante as aulas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.


