“Preto... condenado”

o uso de processos-crime no ensino de história

Autores

  • Stefany Reis Marquioli Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Ioli Ferreira Santiago Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Luís Fernando de Souza Alves Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Lucas Matheus Araujo Bicalho Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Guilherme Carvalho Vieira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Filomena Luciene Cordeiro Reis Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3951

Palavras-chave:

Historiografia, Processos-crime, Fontes, Sala de aula

Resumo

Arquivos judiciais são fontes que possibilitam estudar diferentes contextos e assuntos, a exemplo do campo da criminalidade na sociedade escravocrata brasileira. Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre o uso de processos criminais como fonte histórica e seu uso em sala de aula, apresentando informações como modos de atuação da Justiça e aspectos do cotidiano. Para tanto, a metodologia de análise consistiu na revisão de literatura relativa a contribuições desses processos para a historiografia e o ensino da disciplina de História. Ressalta-se que o uso de processos-crime como fonte possibilita que discentes investiguem e elaborem hipóteses acerca do conhecimento histórico, assumindo uma atitude ativa no processo de aprendizado. Portanto, notou-se que essa documentação, para o campo da História, tem sua contribuição no sentido de edificação do saber histórico e estímulo do pensamento crítico de alunos/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefany Reis Marquioli, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestra em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Além disso, possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Unidade Carangola. Pesquisadora das temáticas relacionadas à históriadas mulheres e das relações de gênero.

Ioli Ferreira Santiago, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestra em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); licenciada em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Carangola (2021).

Luís Fernando de Souza Alves, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestrando em Arqueologia das Paisagens Culturais pela Universidade de Jaén e Universidade Internacional de Andaluzia. Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território (2024) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Ciências da Religião (2025) e em Orientação Educacional e Supervisão Escolar (2025) pela Faculdade Alcance. Bacharelado em Teologia (2018) pela Faculdade Teológica Batista de Brasília. Licenciatura em História (2022) e licenciando em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Lucas Matheus Araujo Bicalho, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestrando em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialização em Educação, Gênero e Sexualidade (2025) e em História do Brasil (2025) pela Faculdade Alcance. Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (2025) pela Universidade Federal do Piauí.  Licenciado em História (2023) pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Guilherme Carvalho Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em História Social (2024) e licenciado em Educação Física (2021) pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Filomena Luciene Cordeiro Reis, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Estágio pós-doutoral (2023) na Universidade de Uberaba (UNIUBE); doutorado em História (2013) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); mestrado em História (2005) pela Universidade Severino Sombra; pós-graduação lato-sensu em Ciências Sociais (1996) pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Gestão da Memória: Arquivo, Patrimônio e Museu (1998) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); graduação em História (1994) pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UniSant'Anna (2024).

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

MARQUIOLI, S. R.; SANTIAGO, I. F.; ALVES, L. F. de S.; BICALHO, L. M. A.; VIEIRA, G. C.; REIS, F. L. C. “Preto... condenado”: o uso de processos-crime no ensino de história. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–15, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3951. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3951. Acesso em: 24 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas