“Preto... condenado”
o uso de processos-crime no ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3951Palavras-chave:
Historiografia, Processos-crime, Fontes, Sala de aulaResumo
Arquivos judiciais são fontes que possibilitam estudar diferentes contextos e assuntos, a exemplo do campo da criminalidade na sociedade escravocrata brasileira. Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre o uso de processos criminais como fonte histórica e seu uso em sala de aula, apresentando informações como modos de atuação da Justiça e aspectos do cotidiano. Para tanto, a metodologia de análise consistiu na revisão de literatura relativa a contribuições desses processos para a historiografia e o ensino da disciplina de História. Ressalta-se que o uso de processos-crime como fonte possibilita que discentes investiguem e elaborem hipóteses acerca do conhecimento histórico, assumindo uma atitude ativa no processo de aprendizado. Portanto, notou-se que essa documentação, para o campo da História, tem sua contribuição no sentido de edificação do saber histórico e estímulo do pensamento crítico de alunos/as.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.


