Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de Schinopsis brasiliensis tratadas com bioestimulantes

Autores

  • Valdeir de Souza Oliveira Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Areia/PB – Brasil
  • Mirelly Miguel Porcino Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Areia/PB – Brasil
  • Luciana Cordeiro do Nascimento Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Areia/PB – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.832-842.3923

Palavras-chave:

Aminoácidos, baraúna, patologia de sementes

Resumo

O objetivo deste trabalho foi determinar à eficiência de bioestimulantes a base de aminoácidos sobre a qualidade fisiológica e sanitária de sementes de baraúna. O experimento foi conduzido no Laboratório de Fitopatologia, da UFPB, Campus II, Areia-PB. As sementes foram adquiridas de cinco plantas matrizes localizadas no município de Baraúna, Paraíba. Os tratamentos utilizados foram: Testemunha (Água destilada esterilizada); fungicida (Captana (240 g/100 kg); AgroMos® (300 mL/100 L); Folha Top®Aminoagro (0,5 L ha-1) Liqui-Plex® Fast (150 mL/100L); Liqui-Plex® CaMg+B (150 mL/100L); Liqui-Plex® (150 mL/100L); Bonder Master® RR Ultra (0,5 L ha-1). Foi avaliada, através do Blotter Test, a incidência de fungos nas sementes, com resultados expressos em %. Nos testes de germinação de sementes e emergência de plântulas, foram avaliados o percentual de germinação e emergência e índice de velocidade de germinação e emergência, com resultados expressos em %. Para ambos os testes foram avaliados comprimento e massa seca da parte aérea e da raiz das plântulas, com resultados expressos em g. Os produtos comerciais Liqui-Plex® Bonder e Master® RR são eficientes no controle de Aspergillus sp., Aspergillus niger e Penicillium sp. em sementes de baraúna. O produto comercial Folha Top® Aminoagro, aumenta a taxa de germinação das sementes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdeir de Souza Oliveira, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Areia/PB – Brasil

Engenheiro Agrônomo graduado pelo Centro de Ciências Agrárias/Universidade Federal da Paraíba, Areia-PB (2018). Mestre em Ciências Agrárias - Agrobioenergia e Agricultura Familiar, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em parceria com a Embrapa Algodão, Campina Grande-PB (2021). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós Graduação em Agronomia - Agricultura Tropical, Centro de Ciências Agrárias/Universidade Federal da Paraíba, Areia-PB. Tem experiência comprovada (Extensão/Pesquisa) em Manejo de Água-solo, atuando principalmente nas áreas de Resíduos sólidos, Química dos solos e das águas. Tem experiência comprovada em melhoramento genético de plantas, atuando em projetos de melhoramento genético de algodão. Tem experiência em Fitotecnia/Fitopatologia, atuando principalmente em Análise de Nematoides em solos, Patologia de Sementes e Manejo Integrado de Doenças em plantas.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3482999049693155

Mirelly Miguel Porcino, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Areia/PB – Brasil

Luciana Cordeiro do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Areia/PB – Brasil

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

OLIVEIRA, V. de S.; PORCINO, M. M.; NASCIMENTO, L. C. do. Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de Schinopsis brasiliensis tratadas com bioestimulantes. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 3, p. 832–842, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.832-842.3923. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3923. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Agrárias