Locais de produção na qualidade fisiológica de sementes de Urochloa decumbens

Autores

  • Ana Sara Vieira Barbosa Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Givanildo Zildo da Silva Universidade de Rio Verde - UniRV
  • Cibele Chalita Martins Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Tatiane Sanches Jeromini Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Nathália de Souza Paulino Universidade de Rio Verde - UniRV

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3847

Palavras-chave:

produção de sementes, qualidade de sementes, fatores climáticos

Resumo

A obtenção de sementes de boa qualidade fisiológica é resultado de um conjunto de fatores relacionados às condições climáticas, principalmente temperatura e precipitação pluvial nos campos de produção, de forma que é um dos principais desafios para a produção agrícola porque influenciam no processo de formação da semente e, consequentemente, interferem na qualidade da mesma. Assim, objetivou-se com o presente trabalho identificar qual local de produção, baseado em temperatura e precipitação pluvial, propiciou sementes de Urochloa decumbens de melhor qualidade fisiológica. Sementes de 15 campos de produção alocados em quatro estados foram colhidas e levadas para o laboratório de análise de sementes, foram obtidos dados de temperatura e precipitação desses locais. Foram realizados os testes de teor de água, germinação, sementes dormentes, e testes de vigor: emergência, primeira contagem de emergência de plântulas em areia, comprimento de plântulas e emergência de plântulas em campo. Foi utilizada a análise univariada para comparação das médias dos tratamentos pelo teste de Scott Knott, a 5% de probabilidade e para discriminar os fatores ambientais que influenciaram os parâmetros de qualidade foi aplicada a análise estatística multivariada através da Análise de Componentes Principais. O lote de sementes que obteve melhores resultados para qualidade fisiológica foi proveniente do campo de produção de Cássia dos Coqueiros – SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sara Vieira Barbosa, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Graduação em Engenheira Agronômica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Campus Jaboticabal. Mestranda no Programa de Agronomia - Produção Vegetal, também pela FCAV Jaboticabal, sob orientação da Profª Drª Cibele Chalita Martins. Linha de pesquisa: propagação de plantas, produção de mudas e sementes, com direcionamento para produção e qualidade sementes de gramíneas forrageiras tropicais.

Givanildo Zildo da Silva, Universidade de Rio Verde - UniRV

Graduado em Agronomia (2011) e Mestre em Agricultura Tropical (Agronomia) pela Universidade Federal da Paraíba (2014), Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Jaboticabal (2017). Desde 2018 é professor no Programa de Pós Graduação em Agronomia (PPGA) na UFJ. E desde 2023 é professor da Universidade de Rio Verde, na Faculdade de Agronomia e no curso de Pós Graduação em Produção Vegetal (PPGPV - Strictu Sensu) e em 2025 assumiu a coordenação do PPGPV. Atua na área de Produção, Nutrição, Beneficiamento e Análise de Sementes com ênfase em culturas agrícolas, olerícolas, gramíneas forrageiras e espécies florestais.

Cibele Chalita Martins, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Professora Livre-docente de Produção e Tecnologia de Sementes do curso de Graduação e Pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal) da FCAV-UNESP, Campus de Jaboticabal. Possui doutorado em Agronomia na área de Fitotecnia (sementes) pela ESALQ-USP (1996); mestrado em Agronomia na área de Produção e Tecnologia de Sementes pela FCAV-UNESP (1993) e graduação em Engenharia Agronômica FCAV-UNESP (1987). Realiza e orienta pesquisas na área de Fisiologia, Produção e Beneficiamento de Sementes com ênfase em culturas agrícolas, gramíneas forrageiras, florestais e plantas daninhas terrestres e aquáticas.

Tatiane Sanches Jeromini, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Atualmente é responsável técnica e coordenadora de qualidade do laboratório de sementes na Ceres Armazéns Gerais. Atuou como professora contratada na Universidade Estatual do Mato Grosso do Sul. Foi Analista de laboratório de qualidade de sementes na BASF (2021), Doutora em Agronomia (Produção Vegetal) - CNPq, pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Jaboticabal, SP e durante o doutorado foi Visiting Scholar na University of Florida, Gainesville, FL (2020). Possui Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) -CNPq, pela Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal, SP (2017) com desenvolvimento de pesquisas com sementes de gramíneas forrageiras tropicais.

Nathália de Souza Paulino, Universidade de Rio Verde - UniRV

Mestranda em Produção Vegetal, linha de pesquisa: Manejo de Culturas em Sistemas de Cultivo pela UniRv. Possuo graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2017) e pós graduação em Controle de Qualidade em Processos Alimentícios pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2021).

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

BARBOSA, A. S. V. .; SILVA, G. Z. da .; MARTINS, C. C.; JEROMINI, T. S. .; PAULINO, N. de S. . Locais de produção na qualidade fisiológica de sementes de Urochloa decumbens. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3847. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3847. Acesso em: 24 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Agrárias