Semeadoras-adubadoras da atualidade e sua compatibilidade com tratores de baixa potência

Autores

  • Edson Lambrecht Engenheiro Agrícola, Mestre em Agronomia, doutorando em agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, professor curso de Mecânica IFSul Pelotas.
  • Mauro Fernando Ferreira Departamento de Engenharia Rural, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Fabricio Ardais Medeiros Departamento de Engenharia Rural, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Ângelo Vieira dos Reis Departamento de Engenharia Rural, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.274-285.384

Palavras-chave:

linhas para Semeadoras, Mecanismos sulcadores, Semeadoras

Resumo

O presente trabalho objetivou a análise da compatibilidade entre os conjuntos tratores e semeadoras-adubadoras existentes atualmente no mercado brasileiro. Procurou-se identificar as diferentes concepções e mecanismos utilizados pelas semeadoras-adubadoras, assim como sua adequação aos modelos de tratores de quatro rodas de baixa potência no motor. Observou-se que há uma quantidade reduzida de opções de semeadoras de pequeno porte, de até três linhas, compativeis com os tratores de baixa potência. Verificou-se que uma relação entre a massa do trator e a da semeadora abaixo de 8,94 pode comprometer a estabilidade longitudinal do conjunto. E que a distância entre eixos é uma das variáveis de maior influência na estabilidade deste conjunto. Portanto, há necessidade de constituir novos estudos que possam adaptar estas máquinas, quando se trata de agricultura de base familiar, aos tratores existentes atualmente no mercado e assim obter a estabilidade do conjunto e segurança necessária para o operador destas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Lambrecht, Engenheiro Agrícola, Mestre em Agronomia, doutorando em agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, professor curso de Mecânica IFSul Pelotas.

Mecanização Agrícola, Ciências Agrárias

Mauro Fernando Ferreira, Departamento de Engenharia Rural, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mecanização Agrícola, Ciências Agrárias

Fabricio Ardais Medeiros, Departamento de Engenharia Rural, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mecanização Agrícola, Ciências Agrárias

Ângelo Vieira dos Reis, Departamento de Engenharia Rural, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mecanização Agrícola, Ciências Agrárias

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

LAMBRECHT, E.; FERREIRA, M. F.; MEDEIROS, F. A.; REIS, Ângelo V. dos. Semeadoras-adubadoras da atualidade e sua compatibilidade com tratores de baixa potência. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 274–285, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.274-285.384. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/384. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)