Estresse e resiliência em uma universidade pública

narrativas de professores iniciantes

Autores

  • Fernanda Fátima Cofferri Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3652

Palavras-chave:

Professor iniciante, Educação Superior, Estresse, Resiliência

Resumo

Este artigo identificou as situações causadoras de estresse em professores iniciantes na carreira universitária a fim de compreender se são desenvolvidas estratégias de enfrentamento ou fuga diante dessas situações. Utilizou-se a pesquisa qualitativa do tipo narrativa para analisar relatos de oito professores iniciantes de uma universidade pública federal brasileira. Organizou-se os dados três categorias de análise: cultura institucional e interações com colegas; interações e perfis dos estudantes e estratégias de enfrentamento ou fuga. A cultura institucional foi percebida como um elemento influenciador do cotidiano dos professores. As interações com os estudantes mostram a democratização do acesso acadêmico dos últimos anos. O desenvolvimento de estratégias para lidar e/ou se esquivar de situações adversas ou conflituosas foi relatado pelos docentes, incluindo a resiliência. Conclui-se que os primeiros anos da docência representam um período de sobrevivências e descobertas. Além disso, o papel das universidades é fundamental para criar programas institucionais que atendam às necessidades formativas de professores universitários, principalmente, em início de carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Fátima Cofferri, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2021). Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim e professora substituta na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2025-10-01

Como Citar

COFFERRI, F. F. Estresse e resiliência em uma universidade pública: narrativas de professores iniciantes. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–18, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3652. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3652. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas