Desenvolvimento do pensamento crítico na modalidade de educação a distância

uma análise na perspectiva crítico-emancipatória

Autores

  • Kamila Freire de Oliveira Instituto Federal do Amazonas - IFAM
  • Iandra Maria Weirich da Silva Coelho Instituto Federal do Amazonas - IFAM

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3495

Palavras-chave:

Ensino de espanhol, pensamento crítico, educação a distância, perspectiva crítico-emancipatória.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento da habilidade de pensamento crítico em um curso de língua espanhola, desenvolvido na modalidade a distância. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. O método de investigação utilizado foi o estudo de caso e os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a rubrica, além da técnica de Análise de Conteúdo para dar sentido a esses dados.  Os resultados evidenciam aspectos relacionados ao fomento à reflexão, promoção de atividades com foco na cultura, ampliação das visões de mundo, desenvolvimento de postura investigativa e estímulo à aprendizagem contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Freire de Oliveira, Instituto Federal do Amazonas - IFAM

Mestrado em ENSINO TECNOLÓGICO pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM (2023). Especialista em Neuropsicopedagogia (2020) e em Educação Especial e Inclusiva (2020). Possui graduação em Letras - Língua e Literatura Espanhola (2016), Licenciatura em Letras Português/Espanhol (2023) e Licenciatura em Pedagogia (2022). Professora EBTT no IFAM - Campus São Gabriel da Cachoeira.  http://lattes.cnpq.br/5231634260507189  https://orcid.org/0000-0002-8503-284X

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas - IFAM

Doutora em Linguística. Professora titular do Instituto Federal do Amazonas. Atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico. Coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro. É membro do grupo de pesquisa sobre Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3513-962X  http://lattes.cnpq.br/4062149157525849

Downloads

Publicado

2025-10-19

Como Citar

OLIVEIRA, K. F. de; COELHO, I. M. W. da S. Desenvolvimento do pensamento crítico na modalidade de educação a distância: uma análise na perspectiva crítico-emancipatória . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3495. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3495. Acesso em: 13 nov. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas