Cobertura do solo com lã ovina de descarte no controle de plantas espontâneas e produtividade do repolho

Autores

  • Edaciano Leandro Lösch Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, São Luís/MA - Brasil
  • Juliana Cunha Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis/SC - Brasil
  • Andrey Luiz da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis/SC - Brasil
  • Marília Carla de Mello Gaia Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis/SC - Brasil
  • Patrizia Ana Bricarello Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis/SC - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.521-531.3455

Palavras-chave:

resíduos, fibras naturais, cobertura morta, horticultura, plantas daninhas

Resumo

As plantas espontâneas podem ocasionar reduções na produtividade dos cultivos agrícolas pela competição por nutrientes, luminosidade e água. A utilização de materiais de cobertura do solo pode auxiliar no controle dessas plantas indesejadas. O objetivo proposto deste estudo foi avaliar a utilização da lã ovina de descarte no controle de espécies espontâneas e na produtividade do repolho. A hipótese formulada foi que solos cobertos com lã ovina apresentam menor quantidade de plantas espontâneas e maior produtividade de repolho em comparação a solos sem cobertura ou cobertos com palha. O experimento foi conduzido durante o outono de 2021 em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Os materiais de cobertura utilizados nesse estudo apresentaram pequena redução na quantidade de plantas espontâneas em relação ao solo sem cobertura. No entanto, os maiores rendimentos individuais e por área para a cultura do repolho foram alcançados no solo coberto com a lã ovina. A fertilidade oferecida pela lã bem como a retenção da umidade e diminuição da evapotranspiração do solo são apontadas como causas para o aumento da produtividade da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edaciano Leandro Lösch, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, São Luís/MA - Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Objetos de estudo: Agroecologia; Homeopatia Vegetal; Horticultura; Pastoreio Racional Voisin; Certificação Orgânica (Sistema Participativo de Garantia); Solos; Carbono Orgânico do Solo; Sequestro de Carbono.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2567633591804210

Juliana Cunha Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis/SC - Brasil

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Iniciou sua experiência em pesquisa na área de Ficologia junto ao Laboratório de Bioquímica da UFSC, referente à extrações de metabólitos secundários a partir do cultivo de microalgas (PTR). Trabalhou como estagiária junto ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia da UFSC, planejando e coordenando atividades de produção de hortaliças orgânicas e agroecológicas, certificadas, em sistema integrado com ovinocultura. Concluiu seu estágio final obrigatório na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) no projeto ?Identificação, cultivo e uso de Plantas alimentícias não convencionais (PANCS)", onde adquiriu experiência em extensão rural. Atualmente, atua como PJ planejando e coordenando as etapas produtivas envolvidas em cultivo orgânico de hortaliças (Unidade Produtiva certificada SPG), além de ser responsável pela logística de compra e venda de alimentos (internos e externos à UP), bem como pela coordenação de equipe. Possui experiência prática e conhecimento técnico/legal sobre processo de certificação orgânica através do Sistema Participativo de Garantia (ABSUL- grupo litoral).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9205443220748998

Andrey Luiz da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis/SC - Brasil

Graduando de Agronomia na Universidade Federal de Santa Catarina. Enfoques acadêmicos: mercado de sustentabilidade; certificação de produtos orgânicos; agroecologia; comercialização de alimentos; e agricultura familiar. Atualmente é estagiário - ECOCERT BRASIL.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9281055232033056

Marília Carla de Mello Gaia, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis/SC - Brasil

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2008). É mestre em Ciências, com ênfase em Saúde Coletiva, pelo Centro de Pesquisas René Rachou-FIOCRUZ (2005) e especialista em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pelo CEFET de Rio Pomba (2008) . Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Professora do curso Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na realização de diagnósticos e planejamentos de assentamentos rurais, em Educação do Campo, na elaboração de materiais educativos, elaboração e execução de projetos de pesquisa e estratégias de educação popular, educação do campo e agroecologia. Coordenadora do Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária - LECERA (Centro de Ciências Agrárias - CCA/UFSC) e integrante do GECA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Educação do Campo e Agroecologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4773726830037548

Patrizia Ana Bricarello, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis/SC - Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária, Mestrado em Parasitologia (UFRGS), Doutorado em Ciências (CENA, USP), Pos Doutorado em Parasitologia (IB, UNESP) e Especialização em Homeopatia pela Fundação Homeopática Benoit Mure. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva e Doenças Parasitárias dos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Parasitologia Veterinária, Saúde Única, Agroecologia, Pecuária Orgânica, Fitoterapia e Homeopatia Veterinária. Atualmente é Profa. Associada III do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural e do Programa de Pós Graduação em Agroecossistemas do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, SC. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia da Fazenda Ressacada e do Laboratório de Parasitologia Animal do CCA UFSC.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6317636843222140

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

LÖSCH, E. L.; SILVA, J. C.; ROCHA, A. L. da; GAIA, M. C. de M.; BRICARELLO, P. A. . Cobertura do solo com lã ovina de descarte no controle de plantas espontâneas e produtividade do repolho. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 521–531, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.521-531.3455. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3455. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias