Novas sociabilidades, redes e tecnologia
as construções do ciborgue frente às complexidades do racismo algorítmico
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3449Palavras-chave:
Racismo algorítmico, ciborgue, racismo, algoritmosResumo
A partir da construção do ciborgue desenvolvida por Donna Haraway, onde a autora explora o convívio entre indivíduos e as tecnologias, traçamos uma discussão relativa ao racismo algorítmico. Trazendo como argumento que ao passo que os indivíduos se tornam híbridos, a partir da inserção tecnológica em seu cotidiano e quase como uma parte de seus corpos, as tecnologias também agem metamorfoseando e dissimulando as práticas racistas presente na sociedade. Assim, o racismo algoritmo atua relegando ciborgues negras e negras aos processos já conhecidos antes do processo de hibridização entre indivíduos e tecnologias: discriminação, racismo e opressões. Destacamos ainda a bibliografia elaborada a partir de teóricas mulheres e que, em sua maioria, também são negras, elucidando a necessidade de evidenciar as discussões teóricas e críticas de ciborgues que em muito são marginalizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.