Influência dos múltiplos usos da água em uma importante bacia hídrica transfronteiriça da América do Sul
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3429Palavras-chave:
Recursos hídricos, Modelagem Hidrológica, Estresse Hídrico, WEI, WCIResumo
O conhecimento do comportamento da água na bacia hidrográfica é de extrema importância para um manejo adequado dos seus usos múltiplos. Um dos modelos que se destaca, em diversos estudos e estratégias, para diagnosticar e entender os processos hidrológicos e, consequentemente definir os usos múltiplos da água é o Modelo de Grandes Bacias (MGB). A Bacia Hidrográfica Mirim São Gonçalo (MSGW) é uma bacia transfronteiriça, localizada no território compreendido entre o extremo sul do Brasil e a porção nordeste do Uruguai com significativa importância ambiental, econômica, política e social para a população que nela vive. O presente estudo objetiva aplicar o modelo distribuído MGB, na MSGW para descrever os processos hidrodinâmicos, as flutuações decorrentes dos níveis de água, considerando as entradas e saídas no sistema, natural e antrópico, a partir do Índice de Retirada de Água (WEI) e Índice de Comprometimento Hídrico (WCI). Os resultados evidenciam que o modelo MGB adaptado possibilitou simular as características hidrológicas-hidrodinâmicas na MSGW quando inseridas informações de vento, destacando melhor resultado à porção brasileira da bacia, devido a distribuição dos dados de entrada. Com relação aos usos múltiplos, fica evidente através do WCI e WEI que a porção uruguaia da bacia se encontra em uma situação confortável, o que não ocorre na porção brasileira, que necessita de um cuidado especial e mais criterioso, pois apresenta uma situação mais crítica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.