Análise estatística de correlação e de variância do monitoramento da água bruta da Estação de Tratamento de Água Terras Baixas – Pelotas/RS

Autores

  • Marlon Heitor Kunst Valentini Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Gabriel Borges dos Santos Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Henrique Sanches Franz Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Larissa Loebens Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Hugo Alexandre Soares Guedes Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Bruno Muller Vieira Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Adriana Gonçalves da Silva Manetti Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Rúbia Flores Romani Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.600-614.1702

Palavras-chave:

Água, monitoramento, métodos estatísticos.

Resumo

A qualidade das águas de um corpo hídrico influencia diretamente em seu uso, assim como no tipo de tratamento ao qual uma determinada Estação de Tratamento de Água (ETA) utilizará para tornar as águas potáveis. Este trabalho tem por objetivo a utilização de métodos estatísticos de correlação, de análise de variância e gráficos de dispersão de médias para avaliar a qualidade da água bruta do manancial de captação da ETA Terras Baixas, no período de 2013 a 2018, através das análises de ferro, manganês, Coliformes totais, Coliformes termotolerantes e Escherichia coli. De posse dos resultados das análises estatísticas de cada um dos métodos pode-se concluir que há variabilidade significativa, mensal, sazonal e anual, no que concerne as variáveis ferro e manganês. Além disso, para esse estudo, contatou-se que através da realização dos métodos estatísticos não paramétricos de correlação, foi possível determinar que as variáveis químicas, ferro e manganês, apresentam forte correlação entre si, mostrando a existência de um fator de origem em comum entre elas. Já com relação às variáveis microbiológicas foi possível demonstrar que há significância estatística em suas correlações.

Palavras-chave: Água; monitoramento; métodos estatísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Como Citar

KUNST VALENTINI, M. H.; BORGES DOS SANTOS, G.; SANCHES FRANZ, H.; LOEBENS, L.; SOARES GUEDES, H. A.; MULLER VIEIRA, B.; GONÇALVES DA SILVA MANETTI, A.; FLORES ROMANI, R. Análise estatística de correlação e de variância do monitoramento da água bruta da Estação de Tratamento de Água Terras Baixas – Pelotas/RS. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 3, p. 600–614, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.600-614.1702. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1702. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra