Ensino e aprendizagem da tabela periódica
pesquisa-ação
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.807-826.3237Palavras-chave:
Química, EFASUL, agroecologia, contextualizaçãoResumo
O presente estudo apresenta uma pesquisa-ação em relação ao ensino e aprendizagem do conteúdo da tabela periódica, aplicado a uma turma de terceiro ano do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio da Escola Família Agrícola da Região Sul-EFASUL. Diante dos resultados obtidos, os educandos (as) consideraram a disciplina de Química importante, contudo, quando se tratava do conteúdo da tabela periódica, 42,8% alegaram que compreendem muito pouco ou quase nada a respeito deste conteúdo. A partir deste resultado, a elaboração de uma tabela periódica contendo os principais macronutrientes essenciais para as plantas tornou a aprendizagem mais atraente e contextualizada com a sua realidade, uma vez que dialoga diretamente com o dia a dia destes educandos (as), futuros Técnicos em Agroecologia. A estratégia da pesquisa-ação adotada neste estudo auxiliou no processo de ensino e aprendizagem de um conteúdo visto como de difícil compreensão, uma vez que possibilitou a aproximação da pesquisa aos reais problemas da sala de aula.
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