Ensino e aprendizagem da tabela periódica

pesquisa-ação

Autores

  • Fernanda Doring Krumreich Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas/RS – Brasil https://orcid.org/0000-0003-3623-2121
  • Cristiane Brauer Zaicovski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas-Visconde da Graça/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.807-826.3237

Palavras-chave:

Química, EFASUL, agroecologia, contextualização

Resumo

O presente estudo apresenta uma pesquisa-ação em relação ao ensino e aprendizagem do conteúdo da tabela periódica, aplicado a uma turma de terceiro ano do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio da Escola Família Agrícola da Região Sul-EFASUL. Diante dos resultados obtidos, os educandos (as) consideraram a disciplina de Química importante, contudo, quando se tratava do conteúdo da tabela periódica, 42,8% alegaram que compreendem muito pouco ou quase nada a respeito deste conteúdo. A partir deste resultado, a elaboração de uma tabela periódica contendo os principais macronutrientes essenciais para as plantas tornou a aprendizagem mais atraente e contextualizada com a sua realidade, uma vez que dialoga diretamente com o dia a dia destes educandos (as), futuros Técnicos em Agroecologia. A estratégia da pesquisa-ação adotada neste estudo auxiliou no processo de ensino e aprendizagem de um conteúdo visto como de difícil compreensão, uma vez que possibilitou a aproximação da pesquisa aos reais problemas da sala de aula.

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Biografia do Autor

Fernanda Doring Krumreich, Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas/RS – Brasil

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos na área de Ciência e Tecnologia de Frutos e Hortaliças, no Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no ano de 2018. Possui graduação em Bacharelado em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2013), durante este período foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq) por dois anos consecutivos. Especialista em Ciências e Tecnologias na Educação e Licenciada em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), nos anos de 2020 e 2021, respectivamente. Trabalhou como educadora na Associação Comunitária Escola Família Agrícola da Região Sul (AEFASUL), professora substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) e no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4123736111735484

Cristiane Brauer Zaicovski, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas-Visconde da Graça/RS - Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2002), Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2005 e 2008, respectivamente). Atualmente é docente do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria do Campus Pelotas-Visconde da Graça - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IF-Sul), atuando nos Cursos Superior de Tecnologia em Agroindústria e Superior de Viticultura e Enologia, no Campus Pelotas-Visconde da Graça, IF-Sul. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Frutas e Hortaliças, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, funcionalidade, identificação e quantificação de compostos biologicamente ativos em frutas e hortaliças e desenvolvimento de novos produtos 'gourmet', a partir de releituras de doces finos portugueses e coloniais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2902381665860400

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

KRUMREICH, F. D.; ZAICOVSKI, C. B. Ensino e aprendizagem da tabela periódica: pesquisa-ação. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 807–826, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.807-826.3237. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3237. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas