O Estado da Questão sobre o ensino de Física no componente curricular de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Joana de Moura Pasinatto Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Rafaele Rodrigues de Araujo Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3146

Palavras-chave:

Estado da Questão, Ensino de Física, Ciências, Ensino Fundamental

Resumo

A presente pesquisa buscou investigar o Estado da Questão sobre o ensino de Física no componente curricular de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental (EF), por meio das discussões da comunidade científica. A investigação ocorreu por meio da análise de 15 artigos, a partir da seleção realizada no mecanismo de busca Oasisbr no período de 2001-2022. Com a leitura e análise realizada os artigos foram classificados em três categorias: Aprendizagem significativa de conceitos físicos no componente curricular de Ciências nos anos finais do EF; Estratégias didáticas para o ensino de Física nos anos finais do EF: Possibilidades a partir do uso da experimentação e/ou da tecnologia; Materiais didáticos para o ensino de Física no EF. A partir das análises e discussões, percebemos inúmeras possibilidades de materiais e estratégias que influenciam no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as escolhas das estratégias e materiais estão relacionadas à busca por uma aprendizagem significativa. Ademais, não foram encontrados estudos acerca das percepções dos professores que lecionam em Ciências sobre o ensino de Física, o que se torna uma questão emergente a ser investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana de Moura Pasinatto, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação em Ciências e Licenciada em Física pela FURG. Integrante do grupo de pesquisa INTERAÇÃO - Rede de estudos e pesquisas sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO.  http://lattes.cnpq.br/1897511636911103    https://orcid.org/0000-0002-8995-4630

Rafaele Rodrigues de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora e mestre em Educação em Ciências e Licenciada em Física pela FURG. Líder do grupo de pesquisa INTERAÇÃO - Rede de estudos e pesquisas sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO.  http://lattes.cnpq.br/8789624032213816     https://orcid.org/0000-0003-4901-6196

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

DE MOURA PASINATTO, J.; RODRIGUES DE ARAUJO, R. O Estado da Questão sobre o ensino de Física no componente curricular de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3146. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3146. Acesso em: 25 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas