O Estado da Questão sobre o ensino de Física no componente curricular de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3146Palavras-chave:
Estado da Questão, Ensino de Física, Ciências, Ensino FundamentalResumo
A presente pesquisa buscou investigar o Estado da Questão sobre o ensino de Física no componente curricular de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental (EF), por meio das discussões da comunidade científica. A investigação ocorreu por meio da análise de 15 artigos, a partir da seleção realizada no mecanismo de busca Oasisbr no período de 2001-2022. Com a leitura e análise realizada os artigos foram classificados em três categorias: Aprendizagem significativa de conceitos físicos no componente curricular de Ciências nos anos finais do EF; Estratégias didáticas para o ensino de Física nos anos finais do EF: Possibilidades a partir do uso da experimentação e/ou da tecnologia; Materiais didáticos para o ensino de Física no EF. A partir das análises e discussões, percebemos inúmeras possibilidades de materiais e estratégias que influenciam no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as escolhas das estratégias e materiais estão relacionadas à busca por uma aprendizagem significativa. Ademais, não foram encontrados estudos acerca das percepções dos professores que lecionam em Ciências sobre o ensino de Física, o que se torna uma questão emergente a ser investigada.
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