Viralizou, “bombou”!

Uma análise sobre o funcionamento discursivo e a produção de efeitos de sentido dos memes no ambiente digital

Autores

  • Clóris Freire Dorow Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil
  • Alexandre Kerson de Abreu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.58-78.2924

Palavras-chave:

Análise de discurso, discurso digital, memes

Resumo

Este artigo estuda o funcionamento discursivo de memes que circulam na internet, pertencentes às famílias mêmicas “Expectativa x Realidade” e “Willy Wonka Irônico”. Com o suporte teórico e metodológico da Análise de Discurso (AD) pecheuxtiana, o objetivo é mostrar como se dá esse funcionamento discursivo, além dos efeitos de sentido produzidos por este tipo de materialidade imagética e de palavras, no ambiente digital. A partir dos gestos de análise empreendidos neste estudo, os resultados mostram que os memes não são somente um fenômeno massivo da era digital. Sob o prisma discursivo, são materialidades que, apoiadas pelo imbricamento entre textos verbais e não verbais, jogam com o equívoco da língua e abrem o leque de possibilidades para instauração de diferentes efeitos de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóris Freire Dorow, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil

Possui doutorado em Letras na área de Análise de Discurso pela UCPEL; mestrado em Letras na área de Análise de Discurso pela UCPEL; Especialização em Literatura Brasileira pela FURG. Usou como materialidade discursiva, em sua dissertação e em sua tese, o discurso jurídico. Atualmente trabalha com o discurso pedagógico, com o discurso sobre corpo e voz, com o discurso sobre histórias infantis, assim como as questões de gênero.É professora do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do IFSUL- Campus Pelotas. Participa do grupo de Pesquisa e Estudos do LEAD, UFPEL. É coordenadora do Seminário de Análise de Discurso do IFSUL. É coordenadora da Pós Graduação Stricto Sensu em Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias, desde 2014.

Alexandre Kerson de Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil

Primeiro jornalista concursado da história do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Alexandre Kerson de Abreu é doutorando em Educação e Tecnologia (DPET/IFSul), mestre em Educação e Tecnologia (2016) e especialista em Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias (2012). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto (1998) e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (2006). Tem experiência nas áreas de Assessoria de Imprensa e Marketing. Atualmente tem dedicado seus estudos à Análise de Discurso de Linha Francesa, com pesquisas direcionadas ao discurso pedagógico e à prática discursiva da leitura, observando os diferentes gestos de leitura e de interpretação, assim como os efeitos de sentido produzidos neste trabalho discursivo, sobretudo na relação entre sujeito-professor e sujeito-aluno.

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

DOROW, C. F.; ABREU, A. K. de. Viralizou, “bombou”! Uma análise sobre o funcionamento discursivo e a produção de efeitos de sentido dos memes no ambiente digital. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 58–78, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.58-78.2924. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2924. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes