Estudo Bibliométrico da produção científica sobre conversores de energia das ondas do mar

Autores

  • Rodrigo Costa Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS - Brasil
  • Mateus das Neves Gomes Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.373-389.2812

Palavras-chave:

análise numérica, cientometria, dispositivos, energia renovável, fontes de energia alternativas

Resumo

O crescimento da demanda global de energia, juntamente com a necessidade de conservação de recursos naturais, levou a uma diversificação do mercado energético, focado em fontes renováveis. A matriz energética brasileira é caracterizada como a mais renovável do mundo, com 61,90% de sua composição proveniente de energia hidroelétrica. Estudos indicam a viabilidade para a exploração energética das ondas no litoral do país e diversas soluções têm sido estudadas para o aproveitamento desta energia, porém ainda não existe uma alternativa consolidada do ponto de vista comercial. Com o intuito de fornecer uma visão geral das pesquisas realizadas nos últimos cinco anos na área de conversão de energia das ondas do mar, foi conduzido um estudo bibliométrico utilizando o método Ordinatio nas bases de dados Web of Science e Scopus. Os resultados permitiram a visualização dos estudos realizados em países com elevado desenvolvimento socioeconômico nos últimos cinco anos. O método mostrou-se eficaz ao revelar tendências e destaques entre as publicações, destacando a baixa produção científica brasileira e a necessidade de fomentar pesquisas que nortearão o avanço do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Costa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS - Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (2013), Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade na Linha de Pesquisa de Desenvolvimento Tecnológico, Ciência e Inovação pelo Instituto Federal do Paraná (2020), Especialização em Planejamento Urbano das Cidades pela Universidade Candido Mendes (2018) e Doutorando em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).Atualmente é Docente Integrante do Quadro Permanente do Instituto Federal de São Paulo - Campus Registro. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5702394893957395

Mateus das Neves Gomes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS - Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2007) , Mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Rio Grande (2010) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Tem experiência na área de Matemática e Engenharia, com enfase em: Modelagem Computacional, Métodos Numéricos e Simulação numérica ,atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, energia das ondas do mar, modelagem computacional,conversores de energia das ondas do mar em energia elétrica. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná - IFPR, lotado no Campus Paranaguá,, Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS - IFPR) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC-FURG). Desde dezembro de 2019 exerce o cargo de Diretor Geral do Campus Paranaguá do Instituto Federal do Paraná.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7153399270700704

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

COSTA, R.; GOMES, M. das N. Estudo Bibliométrico da produção científica sobre conversores de energia das ondas do mar. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 373–389, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.373-389.2812. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2812. Acesso em: 20 jun. 2024.

Edição

Seção

Engenharias