Dicumba e as Inteligências Múltiplas
estudo de caso na rede pública de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.1043-1058.2765Resumo
Essa pesquisa objetiva apresentar as inteligências múltiplas que foram utilizadas por alunos da Educação Básica para desenvolver uma pesquisa centrada em seu interesse na aplicação da Dicumba, uma metodologia de ensino que parte do pressuposto de que o aluno motivado pela curiosidade e pelo interesse escolhe um assunto que emerge do seu contexto de vida para estudar. A pesquisa foi realizada traçando-se um perfil relacional entre a Dicumba e as inteligências múltiplas. A Dicumba foi aplicada com alunos da Educação Básica de três escolas públicas de Curitiba, por professores participantes do subprojeto Pibid/Química; logo, do ponto de vista metodológico, a pesquisa apresenta tipologia explicativa quanto aos objetivos, documental quanto aos procedimentos e quali-quantitativa quanto a abordagem dos dados analisados. Os trabalhos produzidos pelos alunos a partir da Dicumba foram analisados tendo como elementos estruturantes as inteligências múltiplas, permitindo estabelecer relações entre as inteligências e a Dicumba. Nesse campo, a partir do teste de normalidade dos dados a 95% (nível de significância (α) de 5%), fez-se a análise dos dados por meio do teste não-paramétrico Kruskal-Wallis de amostras independentes para averiguar a função de distribuição dos grupos diante das inteligências. Os resultados indicam quais inteligências são mais mobilizadas em cada pesquisa que o aluno desenvolve e destacam a necessidade, a importância e a influência do papel docente no desenvolvimento da Dicumba, visto que o professor é responsável por promover a conexão entre o científico e o contexto do aluno, estimulando-o a desenvolver autonomia e organização. O incentivo docente ao uso de diferentes formas de apresentação de trabalhos também foi identificado como fator influenciador da quantidade de inteligências que podem ser mobilizadas nos estudantes.
Palavras-chave: Metodologia Dicumba; múltiplas inteligências; ensino de Química; educação básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.