O uso lúdico das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental

uma possibilidade de facilitação dos processos de ensino e aprendizagem

Autores

  • Anubis Graciela de Moraes Rossetto IFSUL
  • Adriana Gonçalves dos Santos Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum, Guaporé/RS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.1016-1027.2565

Resumo

Este artigo apresenta o uso lúdico das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental como uma possibilidade para facilitar os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo principal deste estudo foi analisar a percepção que os professores atuantes nessa etapa escolar, das escolas municipais da cidade de Guaporé/RS, possuíam a respeito desse tema. A proposta metodológica envolveu abordagem qualitativa com objetivo descritivo, tendo como procedimento técnico o estudo de caso e aplicação de questionário como instrumento para realização da coleta de dados. Os sujeitos pesquisados foram vinte e um professores dos anos iniciais das quatro escolas municipais da cidade pesquisada, no ano de 2021. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os pesquisados compreendem a importância da utilização do lúdico e das tecnologias digitais como recursos eficazes para fazer educação de qualidade e que os utilizam em suas aulas. Porém, de acordo com a análise das respostas disponibilizadas nos questionários, tal utilização ocorre de forma isolada e não vinculada, como aponta ser necessário, importante e eficaz de acordo com a revisão de literatura deste estudo.

Palavras-chave: Tecnologias digitais; lúdico; anos iniciais.

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Publicado

2022-11-29

Como Citar

DE MORAES ROSSETTO, A. G.; GONÇALVES DOS SANTOS, A. . O uso lúdico das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma possibilidade de facilitação dos processos de ensino e aprendizagem. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 4, p. 1016–1027, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.1016-1027.2565. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2565. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas