Os estilos de aprendizagem dos professores influenciam no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental?

Autores

  • Jéssica de Carvalho Leite Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos
  • Viviane Cristina Guimarães Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos
  • Guilherme de Andrade Ruela Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.957-975.2522

Resumo

O ensino de Ciências passou por transformações ao longo do tempo, contudo, algumas questões ainda precisam ser superadas. Ademais, o estilo de ensinar do docente é um reflexo do seu estilo de aprender e se não houver afinidades de estilos entre os professores e alunos, a aprendizagem fica comprometida. Este estudo teve como objetivo compreender os estilos de aprendizagem e as preferências das práticas desenvolvidas em sala de aula no ensino de Ciências pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Utilizamos uma abordagem quali-quantitativa e amostragem por conveniência. Os instrumentos para a coleta de dados foram: questionário e teste N-ILS (New Index of Learning Styles). Para as análises estatísticas foram utilizados os softwares estatísticos na versão gratuita de testes: Statistica 12 e Statistical Packages for the Social Sciences (SPSS 20). A maioria dos professores apresentaram preferência pelo estilo de aprendizagem sensorial/visual/ativo/sequencial, constatou-se que os docentes enfatizam informações concretas e factuais, organizam o conteúdo de maneira indutiva e consideram que o modo de participação ativa dos alunos facilita o processo educativo.

Palavras-chave: Educação Básica; professores; aprendizado.

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Publicado

2022-11-21

Como Citar

de Carvalho Leite, J., Cristina Guimarães Ramos, V., & de Andrade Ruela, G. (2022). Os estilos de aprendizagem dos professores influenciam no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental?. Revista Thema, 21(4), 957–975. https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.957-975.2522

Edição

Seção

Ciências Humanas